Educação



Iniciativas de impacto

Fórum Educação que dá certo! destaca boas experiências no ensino

Evento chega a sua terceira edição incentivando projetos que promovem a educação no Rio Grande do Sul. Entrada é gratuita, e vagas são limitadas

26/07/2016 - 04h03min

Atualizada em: 26/07/2016 - 12h03min


Casa construída pela comunidade escolar é um protótipo em menor escala

Conseguir oferecer educação integral por décadas na rede pública, apesar das dificuldades financeiras. Promover a paz em uma comunidade escolar marcada por conflitos. Incentivar os alunos a conscientizar a todos sobre o bom uso dos recursos naturais. Essas são algumas das iniciativas de destaque no ensino que mostram como, com boas ideias e muita força de vontade, é possível vencer obstáculos para garantir uma formação – e um mundo – melhor.

É com o objetivo de divulgar essas ações que será celebrado na quarta-feira, a partir das 13h30, o 3º Fórum Educação que dá certo!. Reunindo representantes de escolas da rede pública e privada do Rio Grande do Sul, o fórum vai destacar como 15 experiências diferentes estão mudando para melhor o aprendizado de as crianças e adolescentes. E ajudando a construir noções de cidadania e empreendedorismo, desenvolvendo os bairros e cidades onde essas proposta estão inseridas.

Leia mais:
"Não temos condição nenhuma", diz secretário interino de Educação sobre reajuste do magistério
Projeto de educação integral no Morro da Cruz vence prêmio nacional
Prêmio RBS de Educação abre inscrições

Nesse sentido de pertencimento à comunidade e de noção do seu possível impacto que a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco, em Canela – uma das que dividirão suas experiências com os participantes do evento –, decidiu garantir, há 22 anos, o ensino em tempo integral a todos os alunos. Atualmente, 900 jovens são beneficiados com instalações esportivas, reforço escolar e lições de teatro, dança e língua estrangeira, entre outros.

– Estamos inseridos em uma comunidade carente, um bairro que, antes de existir a escola em tempo integral, era marginalizado. Ajudamos a mudar isso promovendo a educação – afirma o diretor Márcio Gallas Boelter, ex-aluno da escola.

Foi também para fazer a diferença que o colégio municipal Vereador Carlos Pessoa de Brum, de Porto Alegre, começou a conscientizar os estudantes sobre a importância da reciclagem. Com o projeto PetBrum, a ideia é mostrar que resíduos sólidos podem ser bem utilizados na prática, quando o trabalho é feito com criatividade. A meta da escola, que também promove oficinas de sustentabilidade, é propagar o conhecimento, engajando o maior número de pessoas possível.

– Trabalhamos essa proposta com a comunidade para mostrar que a educação consegue levar à transformação – diz o professor Luis Oscar Ramos Corrêa, que coordena o projeto.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site qualidadenasdecisoes.com. O 3º Fórum Educação que dá Certo! é promovido pelo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP) e pela Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Serviço

O quê: 3º Fórum Educação que dá certo!
Quando: 27 de julho, a partir das 13h30min
Onde: Salão de Convenções da Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787, bairro Sarandi, Porto Alegre)
Quanto: A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas, por ordem de inscrição

Programação
13h30min às 14h30min - Tendências em Educação, com revista Nova Escola e Senac
14h30min às 14h45min - Deslocamento para salas temáticas

14h45min às 16h45min - Salas temáticas
1) Escola e comunidade: resolver problemas buscando parcerias
2) Alfabetização e leitura
3) Tecnologia em sala de aula
4) Novas práticas pedagógicas para conteúdos regulares
5) Gestão escolar e seus resultados
16h45min às 17h - Deslocamento das salas temáticas para o salão de convenções
17h às 17h45min - Resultados dos grupos individuais e conclusões, com Rosane de Oliveira
18h - Encerramento



MAIS SOBRE

Últimas Notícias