Notícias



Acerto de Contas

Giane Guerra: dinheiro na poupança rende menos, veja as alternativas

Fique sabendo que há aplicações financeiras que têm rentabilidade mesmo com risco baixo

26/07/2016 - 09h02min

Atualizada em: 26/07/2016 - 09h03min


O dinheiro na poupança segue perdendo valor. Perdeu 0,40% do poder aquisitivo em relação ao início do ano. Ou seja, não compra a mesma coisa que comprava. O cálculo é da Economática.

Leia mais:
Preço dos remédios pode variar 800%: melhor jeito de economizar é pesquisando
Giane Guerra: famílias preferem reduzir conta no súper a economizar na internet

Considera a remuneração de 4% da poupança no semestre e a inflação de 4,42% no período. Parece pouco, mas não deixa de ser perdido. Além disso, há aplicações financeiras que têm rentabilidade mesmo com risco baixo. E se considerar que dinheiro não ganho também é dinheiro perdido...

Alternativas, segundo a fundadora do site Finanças Femininas, Carolina Sandler:

CDB: os Certificados de Depósito Bancário são uma forma de os bancos captarem recursos. Ou seja, se você chega no banco e investe em CDB, está emprestando dinheiro para a instituição. A quantidade mínima varia muito conforme o banco. Hoje mesmo, a colunista viu um CDB bem interessante com valor mínimo de R$ 500. É seguro e preserva o valor do dinheiro.

LCI: quando você compra uma Letra de Crédito Imobiliário (LCI), está emprestando dinheiro para os bancos financiarem investimentos no setor. Uma vantagem é a isenção da cobrança de imposto e também não é cobrada taxa de administração. Mas tem que deixar o dinheiro lá por pelo menos 90 dias.

Setor imobiliário espera recuperar vendas com mudanças no financiamento da Caixa

Tesouro Direto: aqui, você empresta dinheiro para o governo federal. Tem alguns tipos. Mas para o longo prazo, os especialistas costumam indicar os títulos que pagam IPCA (que é a inflação oficial) mais o juro fechado no contrato do dia. O ideal é abrir conta em uma corretora que esteja indicada no site do Banco Central e que cobre uma taxa mais camarada. Ou que nem cobre taxa.

Alimentos nas alturas
Quem aí ainda não sentiu o peso dos alimentos no orçamento do mês? O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada fez um estudo para entender o impacto dos alimentos na inflação.

De janeiro de 2010 a maio de 2016:
/// Preços dos alimentos: +83,2%
/// Inflação oficial do país: +55,5%

O que mais que dobrou de preço?
/// Cereais, leguminosas e oleaginosas: 116%
/// Tubérculos, raízes e legumes: 112,5%
/// Hortaliças e verduras: 116,2%
/// Frutas: 100,6%

Nestes últimos 30 dias, os vilões têm sido feijão, arroz e leite. São difíceis de substituir. Além disso, quem mais paga o pato são as famílias de menor renda. Isso porque comprometem muito mais o orçamento do mês para comprar alimentos do que as classes A e B. E qual a tendência? Há luz no fim do túnel. O Ipea avalia que a pressão dos preços dos alimentos deve perder força nos próximos meses:

– O comportamento mais favorável dos preços no atacado previsto para os próximos meses, aliado à recente valorização da taxa de câmbio, indica que a inflação dos alimentos medida pelo IPCA deve arrefecer"

E como a gente já divulgou, deve chegar no supermercado o feijão importado mais barato. Quanto ao leite, expectativa de aumento da produção no campo com as forragens de inverno para alimentar o gado leiteiro.

Veja as opções e os cuidados para fugir do aumento no preço do leite

FGTS domésticos
O Rio Grande do Sul está com 122,1 mil domésticos com recolhimento de Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). É o quarto Estado com o maior número, que aumentou muito desde outubro de 2015. Tivemos regulamentação da lei que ficou conhecida como Pec das Domésticas, que tornou o pagamento obrigatório.

Pergunta do leitor
A leitora Claudete pergunta: "Temos no condomínio uma senhora já aposentada que limpa a área comum. Trabalha um dia por semana. Temos, por lei, que assinar a carteira de trabalho e recolher os encargos? Qual legislação? Por trabalhar só um dia, há vínculo trabalhista? São sete moradores e o custo ficaria alto."

Advogada trabalhista da Nobrega e Zanella e atende a Guarida Imóveis, Ana Cristina Oliveira Fassina responde: a resposta curta para essa pergunta seria: Sim, o condomínio deve registrar na carteira de trabalho executado pela faxineira. Se o contratante possui CNPJ, então ele possui empregado. O condomínio funciona "como se fosse uma empresa" e, por isso, possui funcionário e não empregado doméstico ou diarista.

Vale o mesmo para vigias e jardineiros. Mesmo trabalhando uma vez por semana apenas. Se não houver a formalização, a pessoa pode acionar o condomínio na Justiça e pedir, inclusive, dano moral.

Prazo para sacar Pis/Pasep 2014 vai de 28 de julho a 31 de agosto

Preços de imóveis em queda ainda?
Praticamente a metade dos moradores da Região Sul aposta que os preços dos imóveis vão cair no segundo semestre. Foi a resposta de 49% dos entrevistados pelo portal imobiliário VivaReal.

Nesta mesma linha, 65% dos moradores do Sul disseram que o corretor e a imobiliária ficarão mais flexíveis na negociação._ O Brasil passou por várias mudanças no último ano e a confiança do consumidor não mudou. Continua inseguro _ comenta Lucas Vargas, CEO do VivaReal.

Bolsas de estudo
O portal Quero Bolsa (querobolsa.com.br) está com parcerias com 20 universidades do Rio Grande do Sul. Informa que tem cerca de 9 mil bolsas de estudo para 368 cursos. São presenciais e por educação a distância.Recentemente, a empresa fez uma pesquisa de preços de cursos superiores oferecidos no site. Encontrou diferenças de até 400% em alguns cursos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias