Porto Alegre



Lá vem o pato

Mickey do Centro ganha fantasia de Pato Donald

Em ação organizada por voluntários, Clóvis Pires foi presenteado e recebeu doações

01/07/2016 - 20h17min

Atualizada em: 04/07/2016 - 10h00min


Bruna Vargas
Bruna Vargas

Sob o inesperado calor fora de época que fez muita gente sair de casa de blusão e voltar de camiseta, Clóvis Pires passou por uma metamorfose mais drástica – e bem menos convencional – na tarde desta sexta-feira. Em um dia atípico de trabalho na Praça XV, em Porto Alegre, surgiu como camundongo e foi embora de pato.

Leia mais:
Dia de Cooperar promove shows e atividades gratuitas neste sábado
Dia Nacional de Ação Voluntária ocorre neste sábado

Por trás de minúsculas telas ou a olho nu, dezenas de curiosos acompanharam a transformação do Mickey do Centro, que ganha a vida posando para fotos e cuja história ficou conhecida a partir de um post no Facebook, semanas atrás. Em uma ação organizada por voluntários, ele chegou aplaudido em meio à apresentação de uma espécie de Carreta Furacão à moda Disney – com Pateta, Pluto, Minnie e outro Mickey remexendo os quadris ao som de funk e axé music – e foi surpreendido por um presente que desejava há tempos: uma fantasia de Pato Donald.

– Ele está bem faceiro. Achava que não era ninguém, e agora, como diz, tem muitos amigos – conta o irmão caçula, Andriel Pires, 25 anos.

Andriel conta que a vestimenta do pato famoso não foi a única recebida por Clóvis desde que, depois de quase uma década trabalhando fantasiado no Centro, virou notícia de jornal. Além de roupas de outros personagens, alimentos, dinheiro e material para a construção do sonhado quarto na casa onde vive com o irmão, a sobrinha, a cunhada e a mãe dela, têm chegado à família.

– O WhatsApp não para. Nesta semana, levaram ele para conhecer a Arena, no jogo do Grêmio. A gente não tem palavras para agradecer o que as pessoas têm feito por ele – diz a irmã Ariadne Pires, 30 anos.

O evento que reuniu fãs, familiares e desavisados em um dos pontos mais movimentados do centro da Capital foi planejado por Thayana Barros, empresária que tomou conhecimento da história de Clóvis pela reportagem de Zero Hora e resolveu dar sua contribuição. Com a fala e a locomoção dificultadas por um acidente sofrido na infância, Clóvis expressou sua gratidão com um sorriso tímido e o olhar marejado quando, com as cabeças dos dois personagens em mãos, posou para mais fotos.

Clóvis recebeu o carinho de fãs ao se transformar no Pato Donald de centro de Porto Alegre nesta sexta-feira

– Vi na internet que ele queria a fantasia do Pato Donald, e, como tinha uma disponível, resolvi ajudar. Ele tem algo em comum com os animadores de festas de criança, que é realmente gostar do que faz. Espero que as pessoas se aproximem e contribuam com ele – disse Thayana, que trabalha com eventos infantis e corporativos.

Contribuições foram além do preço fixo

Inaugurada minutos depois de ser entregue ao Mickey do Centro, a nova fantasia coube quase perfeitamente em Clóvis – o pé de pato teve de ser descartado por não encaixar em um dos seus pés, afetado pela lesão de criança. Outros voluntários participaram do evento, recolhendo dinheiro e doações para o morador de Alvorada, que trabalha de terça-feira a domingo e cobra R$ 0,50 por foto – o que arrecada vai direto para uma inseparável pochete presa sobre a fantasia.

Nesta sexta-feira, no entanto, a cobrança de fotos não foi feita como de costume. Com câmeras amadoras e profissionais disputando uma foto do, naquele momento, Pato Donald do Centro, ficou impossível controlar: enquanto alguns posaram para fotos sem deixar contribuição, outros tantos deram bem mais que o preço fixo. Parado atrás de Clóvis com um sorriso de uma orelha à outra, o músico Marcelo Astiazara levou roupas, dinheiro e um coração reconfortado pela mobilização em torno do carismático personagem:

– Já tinha ajudado com dinheiro, mas nunca tinha posado para foto. Conheci ele quando ficava na Voluntários (da Pátria). Eu passava por ele e via pessoas rindo, fazendo piada com a fantasia dele, que era mais simples. Fiquei feliz em ver que, agora, tem uma campanha para ajudá-lo – disse.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias