Notícias



Porto Alegre

Motoristas participam de procissão para homenagear São Cristóvão

Nesta segunda-feira é Dia de São Cristóvão, mas a festa para o padroeiro dos motoristas foi realizada neste domingo, na Zona Sul

24/07/2016 - 17h43min

Atualizada em: 24/07/2016 - 17h45min


Na manhã ensolarada de deste domingo, motoristas participaram da procissão de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas. O trajeto começou na Estrada Chapéu do Sol, no Bairro Belém Novo, Extremo-Sul da Capital. Realizado há 40 anos, o cortejo reuniu neste ano 250 veículos – a maior parte dele, caminhões – em um percurso de quase 40km.

O devotos saíram da frente da Capela Nossa Senhora do Caravaggio, fizeram um percurso que passou por avenidas da Zona Sul e retornaram para a igreja para o momento mais aguardado: a bênção dos veículos feita pelo padre Tiago Francesco. Logo após, houve almoço e festa na comunidade.


Motorista há quase 20 anos, Maicon Cavalli, 37 anos, acompanhou a procissão com a esposa, Caroline, 28 anos, e a filha Raíssa, de sete. Morador do Bairro Belém Novo, ele participa do ritual para reforçar a crença no santo que é conhecido como protetor dos motoristas:

– Sou motorista de família, meu primos e tios também são e vieram participar. Faz quatro anos que venho sempre junto com a minha família, é uma crença que temos.

Leia mais:
Conheça as freiras que vivem isoladas do mundo em meio aos bares da Cidade Baixa

Um dos organizadores do evento, que ocorre sempre no último final de semana de julho, o motorista Antônio Gama, 42 anos, acredita que é importante manter a tradição da procissão para unir os motoristas e fazer a confraternização:

– Meu pai já foi da organização, estamos tentando manter isso e nos ficarmos mais próximo da igreja, com o pensamento no bem.

Considerado o padroeiro dos motoristas e viajantes, São Cristóvão é lembrado no dia 25 de julho.

Leia mais notícias do dia

Quem é o santo

– O santo católico São Cristóvão é protetor dos estradeiros que pedem bênção e proteção divina em suas jornadas de trabalho. A Igreja Católica instituiu essa data após canonizá-lo no século XV.
– Instituído como padroeiro de todos os viajantes, o santo também é protetor de marinheiros, aviadores e motoristas de todo tipo de veículo, leve ou pesado. Embora a data tradicional seja 25 de julho, o Dia do Caminhoneiro também é comemorado nos dias 30 de junho e 16 de setembro.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias