Notícias



Sexualidade

No Dia Mundial do Orgasmo, aprenda o segredo para chegar ao clímax

Comemorado no dia 31 de agosto, o dia foi criado na Inglaterra e pode ser visto como um momento importante na discussão sobre a satisfação sexual dos casais

30/07/2016 - 09h00min

Atualizada em: 30/07/2016 - 09h01min


Roberta Schuler
Enviar E-mail
Orgasmo deve ser uma consequência e não o objetivo da relação

Neste domingo é comemorado o Dia Mundial do Orgasmo. A data foi criada na Inglaterra depois de pesquisas revelarem que 80% das mulheres inglesas não atingiam o clímax nas suas relações sexuais.

O médico Sérgio Iankowski, especialista em Andrologia (cuidado com a saúde do homem) há mais de 30 anos e membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana (SBRASH), comenta o assunto.

Diário Gaúcho – Então o dia mundial do orgasmo foi criado para "comemorar" o insucesso das mulheres inglesas na cama?
Dr. Sérgio Iankowski – Foi criado para valorizar o fato de as mulheres não atingirem o orgasmo em suas relações e buscar uma solução. A preocupação dos ingleses foi criar um dia para discutir, trocar ideias sobre sexualidade e também para que o casal converse sobre a sua satisfação sexual e veja o que cada um pode fazer pelo outro. Para não deixar problemas escondidos sob os lençóis.

Leia mais:
Veja quando o ciúme pode acabar com o seu relacionamento
Vídeo: sexo anal tira a virgindade?
Fique atento a 16 sinais que podem dar mau hálito e espantar o sexo
Aprenda a se soltar na transa
Brinquedos eróticos não são apenas para solteiros. Descubra essa diversão a dois

Diário Gaúcho – E qual é a solução para a falta de orgasmo?
Dr. Sérgio –
A sexualidade é uma relação de troca de afeto, de carinho e prazer. O clímax, o orgasmo é decorrente disso, é uma sequência natural. O importante é que haja uma relação afetiva. Um dos complicadores é quando o casal vai para cama para ter prazer ao mesmo tempo, o orgasmo simultâneo, o que é raro. O conhecimento e a intimidade entre o casal ajudam a saber a melhor posição, o melhor tipo de estímulo.

Diário Gaúcho – Então a relação entre um casal que está junto há tempo pode ser mais bem-sucedida e alcançar o orgasmo mais fácil do que uma transa casual?
Dr. Sérgio – Tem mais chances de sucesso, de o sexo ser satisfatório quando há uma boa relação, o casal se sente à vontade, há um conhecimento mútuo. O "ficar" é cheio de ansiedades, às vezes há resquício da vergonha de adolescente, de tirar a roupa. Funciona muito o antigo namoro, para criar o clima, intimidade.

O médico é membro da Sociedade Brasileira de Sexualidade Humana

Diário Gaúcho – Um estudo da USP apontou que 50% das brasileiras têm problemas relacionados a falta de orgasmo. Qual é a razão?
Dr. Sérgio – Existe um fator cultural, mas que está mudando. Tempos atrás, uma mulher era considerada prostituta se tivesse várias relações. A repressão era uma das causas. Hoje a mulher está mais solta, mais disponível, tem uma liberdade maior. Provavelmente teremos uma mudança neste percentual.

Diário Gaúcho – Como é o orgasmo?
Dr. Sérgio – Cada mulher tem uma descrição. Uma época se tentou explicar como uma coisa orgânica, como se houvesse uma ejaculação, mas não se confirmou. É uma coisa pessoal, uma experiência única. A maioria dos homens refere o orgasmo quando ejacula. Mas é possível ter orgasmo sem ejacular.

Diário Gaúcho – Existe um tempo mínimo de relação sexual para o orgasmo ocorrer?
Dr. Sérgio –
Frequentemente, as preliminares duram entre 15 e 20 minutos, seguidos de um período entre 11 e 15 minutos de penetração, em que os dois terão uma relação sexual satisfatória, chegando ao orgasmo.

Diário Gaúcho – A idade interfere na ocorrência do orgasmo?
Dr. Sérgio –
A idade sempre produz modificações. A menopausa diminui a lubrificação da vagina, o homem pode ter dificuldade de ereção, mas apesar das dificuldades é possível manter as relações _ um jovem pode ter três, quatro ou cinco relações em um dia, enquanto uma pessoa mais velha terá uma relação a cada quatro dias _ e o orgasmo, desde que o casal mantenha os cuidados com a saúde.


Últimas Notícias