Notícias



Tutorial

Quatro aplicativos para treinar o cérebro

Selecionamos quatro apps que reúnem diversos jogos que prometem aumentar sua capacidade mental com apenas alguns minutos de exercício por semana

04/07/2016 - 17h52min

Atualizada em: 04/07/2016 - 17h56min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

O brasileiro passa cerca de três horas e quarenta minutos do seu dia no celular, segundo a pesquisa GlobalWebIndex, que analisa o comportamento digital em todo o mundo. Também somos o terceiro país que mais acessa a internet pelo celular. Mexer no aparelho enquanto espera o ônibus, a consulta do médico ou até para matar tempo no intervalo do trabalho já é extremamente comum. Mas já pensou em utilizar esse tempo para exercitar a cuca? Cientistas do mundo todo estão desenvolvendo jogos que podem, além de entreter, servir como exercício para o cérebro. São atividades interativas e até divertidas que fazem o usuário desenvolver habilidades como foco,concentração, memória e raciocínio. Esqueça o jogo de memória, sudoku, palavras cruzadas. Eles vão além disso. Selecionamos quatro aplicativos que reúnem diversos jogos que prometem aumentar sua capacidade mental com apenas alguns minutos de exercício por semana. Vale experimentar!

Peak

Este app oferece mais de 30 jogos desenvolvidos para treinar a memória, foco, solução de problemas,agilidade mental e linguagem. Na versão básica, diariamente, são oferecidos quatro tipos de atividades para o usuário brincar quantas vezes quiser. Ao final da partida é informado o escore de pontos que atingiu. Quanto mais jogar e mais pontos fizer, melhor será a sua“pontuação cerebral peak”. Também é possível verificar o desempenho do cérebro em cada categoria de habilidade cerebral (emoção, memória, raciocínio, foco,agilidade e linguagem) e comparar por faixa etária, profissão e outros usuários.

Leia mais:
Cinco formas de conectar sua televisão à internet
Conheça sete aplicativos para pedir comida pelo celular

Luminosity

Logo que faz login no app (pelo e-mail ou Facebook), o usuário é direcionado para o “fittest”, composto por três jogos, para verificar quais habilidades desenvolve melhor. O primeiro trabalha a correspondência rápida – é preciso identificar se afigura que apareceu antes é igual a que está aparecendo na tela. Já o segundo trabalha com a atenção dividida – trens devem ser direcionados a suas estações correspondentes mexendo nos trilhos, tudo de maneira bem rápida. O último é um jogo de memória utilizando quadrados coloridos que ficam na tela por alguns segundos. Ao final do teste, o app informa o resultado e faz um comparativo com outros usuários da mesma idade. Isso porque, assinando aversão premium, é possível ter acesso a um programa customizado de treinamento preparado pelo app. Se não quiser pagar, é possível se divertir apenas com a versão básica, na qual treinos ilimitados são disponibilizados diariamente.

Fits Brains Trainer

Esse é para quem quer queimar os neurônios e não desiste na primeira partida. Além de uma quantidade de opções maior do que os outros – são 360 jogos –, o nível de dificuldade aumenta conforme seu desempenho cerebral. Os jogos são liberados à medida que o usuário vai completando as fases O índice de atividade cerebral é medido pelas áreas do cérebro que são exercitadas durante as atividades: memória, velocidade de processamento, concentração, solução de problemas e habilidades visuais. A vantagem é que ele é totalmente gratuito e no site do app ainda há mais 60 opções de brincadeira para exercitar a cabeça online pelo computador.

Happify

Depois de exercitar o cérebro com atividades que exigem atenção, foco e agilidade, por que não relaxar e treinar a parte do cérebro responsável pelas emoções. As atividades são desenvolvidas para combater a tristeza, o estresse, a ansiedade ou até afastar pensamentos negativos. São mais de 30 opções de categorias de acesso gratuito que recebem no mês como“construção de autoconfiança”, “alimentando o seu sucesso profissional”, ou “a realização da plena consciência através da meditação”. Que tal experimentar? Segundo os desenvolvedores, 86% das pessoas que usaram o app regularmente se sentiram melhor em meses.

Leia as últimas notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias