Vida e Estilo



Brrrr

Serra Gaúcha tem neve na madrugada deste domingo

Fenômeno foi visto com maior intensidade em São Francisco de Paula

17/07/2016 - 09h41min

Atualizada em: 17/07/2016 - 13h22min


Zero Hora
Zero Hora

Pelo menos três municípios da Serra tiveram registro de neve na madrugada deste domingo. Em São Francisco de Paula, conforme relatos de moradores, os flocos começaram a cair em menor quantidade à 1h e se intensificaram por volta das 4h, cobrindo de branco plantas e automóveis que estavam na região do Largo São Bernardo, no centro do município.

De Porto Alegre, a comerciante Cristina Silva estava em Canela visitando o sogro quando decidiu aproveitar e levar a família para conhecer São Francisco de Paula. Ao chegar por lá, na manhã deste domingo, encontraram um cenário inesperado.

– A gente sabia que estaria frio, mas não esperava neve – comenta Cristina, para quem o fenômeno não é totalmente desconhecido, uma vez que já passou férias em Bariloche, região argentina famosa por suas estações de esqui.

O fenômeno também foi observado em Gramado e Canela, porém com intensidade bem mais fraca. Em Caxias do Sul não houve registro de neve. Às 6h15min, o termômetro instalado na Praça Dante Alighieri registrava 0ºC.

Já o gramadense Lucas Almeida, 28 anos, não se espantou ao acordar no meio da madrugada e encontrar o gramado coberto de gelo. Morando há 24 anos na cidade serrana, no bairro Planalto, ele conta já ter presenciado o fenômeno em 1994 e em 2014.

– É bonito de ver, mas não chega a ter quantidade suficiente para fazer boneco – brinca. – No máximo umas bolinhas.

A massa de ar frio já ingressou no Rio Grande do Sul neste sábado. No sábado, a temperatura mínima do Estado foi de 7,4ºC na estação do Inmet de Vacaria. Moradores da área rural de São Francisco de Paula e de São José dos Ausentes também relataram a incidência de neve na tarde passada.

Neste domingo, a massa de ar polar ganha força e, após uma manhã gelada, a tarde segue com tempo firme e ensolarado na maior parte das áreas gaúchas, porém a sensação de frio prossegue por todo o dia.

A segunda-feira amanhece gelada e com condições para geada em vários pontos do Rio Grande do Sul por conta da atuação da massa de ar polar, mas como a umidade diminui, a possibilidade de neve é mínima. Durante a tarde, a sensação é um pouco mais agradável, por causa da presença do sol. Mesmo assim, não chega a fazer calor e volta a esfriar à noite.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias