5 dicas para identificar um mentiroso - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Pega na mentira!31/08/2016 | 10h33Atualizada em 31/08/2016 | 12h12

5 dicas para identificar um mentiroso

Gestos corporais podem denunciar quando uma pessoa está inventando alguma coisa

Ana Karina Giacomelli
Ana Karina Giacomelli

ana.karina@diariogaucho.com.br

Antes de mais nada: todos nós somos mentirosos. Para se proteger de algo ou para se safar de situações desagradáveis, omitimos fatos e mudamos histórias. Todo ser humano já contou uma mentirinha (quase) inofensiva.

Segundo o especialista em Neurolinguística William Ferraz, a mentira muda o comportamento natural de uma pessoa e é possível identificá-la com alguns exercícios.

— Quando mentimos, saímos do nosso padrão. Se quiser identificar uma mentira, antes de entrar no assunto em questão com a pessoa, passe um tempo conversando sobre outro assunto que seja real. Depois retome o tema e peça para ela contar os fatos do evento de trás para frente. Se ela encontrar uma dificuldade enorme em relatar conseguimos identificar como mentira, pois quando se está realmente relatando algo real isso se torna muito mais simples — exemplifica Ferraz.

Leia mais
12 coisas que você provavelmente não sabe sobre a separação do lixo
20 superstições que não fazem sentido, mas que no fundo você acredita
Conhece alguém que mente com frequência e não admite? Entenda o que é Mitomania

Veja como identificar um mentiroso pelos sinais corporais:

1. Cabeça

Desconfie se a pessoa estiver com a cabeça baixa, muito para frente, muito para trás ou apoiada. Geralmente, quando falamos a verdade, mantemos a cabeça relaxada para frente ou com uma pequena inclinação.

2. Pescoço

Quando uma pessoa está inventando alguma coisa, por excesso de tensão, o pescoço costuma ficar mais contraído. Também é possível perceber a artéria que, nestes casos, vai pulsar ainda mais forte.

3. Braços e mãos

Braços cruzados, mãos cerradas ou escondidas no bolso, palma das mãos suadas também são sinais de que a história contada pode ser falsa.

4. Olhos

Definitivamente, são os pontos mais expressivos. O desconforto pela mentira gera mudanças rápidas no jeito de olhar como olhos fixos demais, trémulos, além dos movimentos básicos de desvio do olhar. Esses são sinais fáceis para reconhecer um impostor.

5. Tronco e respiração

Ombros caídos, inclinados e respiração ofegante também podem denunciar uma farsa. Sempre que enganamos alguém expressamos desconforto em alguma parte do corpo.

E aí, já identificou algum mentiroso à sua volta?

Leia outras notícias do dia



'>Diário Gaúcho


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • 13h25m

    13h25m

    RT @sufloresantos: Feliz pq depois de anos, amanhã ao comprar o Diário Gaúcho vai vir um pôster do Grêmio 😂😂😂há 1 horaRetweet
  • juniormypride

    juniormypride

    kelly@_etyenewergutz tu quando era pequena, parecia ela kkkkkkkkkkkkkkk correio do povo, famoso diário gauchohá 1 horaRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros