Notícias



Seu problema é nosso

Buraco interdita calçada e representa perigo em rua de Porto Alegre

O Departamento de Esgotos Pluviais (Dep) prometeu iniciar o conserto hoje

24/08/2016 - 08h41min

Atualizada em: 24/08/2016 - 08h42min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Problemas na canalização de esgoto na Rua Doutor Irineu Torres de Vasconcelos, próximo ao número 55, no Bairro Vila João Pessoa, em Porto Alegre, causaram erosão na calçada e a abertura de uma cratera. A situação, que se estende há quase dois meses, começou bastante confusa e tem deixado a autônoma Tânia Gonçalves de Souza, 50 anos, preocupada.

– Um dia eu saí para trabalhar e tinha esse buraco em frente à minha casa. O Dmae esteve no local primeiro e colocou cavaletes de sinalização, mas informou que a boca de lobo desmanchando e a galeria de esgoto rompida são de responsabilidade do Dep – diz Tânia.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Reclamação

Com a área já isolada, Tânia entrou em contato com a prefeitura através do Fala Porto Alegre (telefone 156) solicitando providências para o fechamento do buraco. O órgão deu prazo de 48 horas para vistoria.

Conforme prometido, uma equipe foi enviada ao local para verificar a gravidade do caso, mas a resposta não foi nada animadora para Tânia:

– Essa vistoria foi no dia 24 de julho e deram prazo para realizar o serviço de reconstrução até dia 3 de setembro, mas não posso esperar tanto tempo. A saída da minha casa está interditada, estou refém desse descaso – reclama ela.

Perigo

Segundo Tânia, a rua tem iluminação pública precária e, por conta disso, teme que durante a noite alguém caia no buraco.

Além disso, a rede de esgoto está bem próxima a uma árvore, que está ameaçando cair por conta da situação.

– Com a calçada afundando, a raiz da árvore está sendo puxada. Ela já está bem inclinada e pode cair em cima de um carro, ou pior, de uma pessoa – diz Tânia.

Outra reclamação de Tânia é que as taxas públicas de água e esgoto estão sempre pagas e quando os cidadãos precisam do município, não tem um retorno positivo.

– Não é a primeira vez que as calçadas aqui da Doutor Irineu Torres de Vasconcelos sofrem erosão. Isso aponta um problema crônico na canalização e, mesmo assim, os responsáveis não dão um jeito – lamenta ela.

Dep promete reconstruir os canos hoje

A Seção Leste de Conservação do Departamento de Esgotos Pluviais (Dep), informou que ontem fez uma vistoria no local e constatou o rompimento da rede pluvial. O serviço de reconstrução de rede de 300 milímetros de diâmetro e de um poço de visita está previsto para começar hoje.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias