Notícias



Seu problema é nosso

Comunidade reclama de acúmulo de lixo desde maio em rua de Gravataí

Prefeitura prometeu recolher os entulhos até semana que vem

23/08/2016 - 08h03min

Atualizada em: 23/08/2016 - 08h09min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Uma montanha de lixo: esse é o cenário do final da Rua Carlos Barbosa, que é sem saída, no Bairro Vera Cruz, em Gravataí, desde maio deste ano. O problema começou quando os moradores reclamaram para a prefeitura que o valão, que também fica no final da via, estava muito sujo e entupido, o que ainda causa alagamentos constantes nas residências.

Depois que uma equipe da prefeitura foi até o local para retirar o excesso de sujeira, ao invés de fazer o serviço completo, deixaram todo o lixo acumulado ao lado do valo.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Desde então, a vizinhança tem cobrado providências da prefeitura, mas até o momento as coisas continuam na mesma.

– São quase quatro metros de altura de lixo e muito barro, é horrível – reclama o aposentado Marco Aurélio Winckler Zanini, 57 anos.

Marco, que mora há 12 anos na Carlos Barbosa, conta que a via sempre sofreu com o descaso dos governantes, mas que agora piorou.

Apesar de ter asfalto, a rua fica coberta de lama em dias de chuva e não é incomum ver as pessoas levantando os móveis para evitar estragos causados pelos temporais.

– Quando chove, o valão transborda. Como minha casa é alta não sofro com isso, mas sempre corro para ajudar os vizinhos. Lembro de uma vez que tive que arrombar uma casa para salvar os cachorros que estavam se afogando. É complicado o que vivemos aqui – reclama Marco.

Conscientização

Consciente, o aposentado sabe que a culpa não é totalmente do município. Para ele, os próprios moradores têm sua parcela de responsabilidade, pois ao verem a montanha de lixo, alguns estão aproveitando para colocar todo tipo de sujeira por ali.

– Tem pneus, pedaços de pau, sacolas, tudo – conta o morador.

Secretaria de Obras promete recolher na próxima semana

A Secretaria Municipal de Obras Públicas de Gravataí informou que a demanda foi encaminhada para a equipe responsável pela limpeza de valos no município, e a mesma se encontra no cronograma de ações da Secretaria.

Os resíduos acumulados na margem do valão deverão ser recolhidos na próxima semana.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias