Notícias



Espaço do Trabalhador

Corra! Hoje é o último dia para fazer o saque do Pis

Benefício é referente ao ano-base 2014 e tem valor equivalente a um salário mínimo, ou seja, R$ 880

31/08/2016 - 09h53min

Atualizada em: 31/08/2016 - 09h54min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Termina nesta quarta-feira a prorrogação do prazo para sacar o Abono Salarial do Pis/Pasep, ano-base 2014. O valor de R$ 880 está disponível para saque nas agências da Caixa ou do Banco do Brasil, conforme o benefício.

No Rio Grande do Sul, até ontem, mais de 55 mil trabalhadores não haviam sacado o abono – sendo mais de 10 mil trabalhadores em Porto Alegre. Os demais beneficiários estão principalmente nas cidades de Caxias do Sul, Passo Fundo e Pelotas.

Leia mais
Caixa Econômica Federal alerta sobre notícia falsa relacionada ao PIS
Benefícios como o PIS podem ajudar a reforçar o orçamento

Para saber se tem direito, o trabalhador pode consultar a lista de nomes disponível no Portal do Ministério do Trabalho. Clique aqui e confira. É preciso inserir o número do CPF ou do Pis/Pasep e a data de nascimento. Caso tenha outras dúvidas, é possível ligar para o Alô Trabalho: telefone 158.

O governo elaborou, ainda, uma lista com a identificação das pessoas que têm direito, mas ainda não sacaram o benefício. Essa lista pode ser consultada, clicando aqui.

Tire suas dúvidas

O que acontece com o dinheiro que não for sacado até hoje?
A norma do Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) editada em resolução informa que, depois do dia 31 de agosto, o valor vai retornar ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (Fat).

Quem tem direito ao abono salarial?
Tem direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem trabalhou por pelo menos 30 dias com carteira assinada e teve salário médio de até dois salários mínimos naquele ano. Além disso, era preciso estar inscrito no Pis/Pasep há no mínimo cinco anos e ter tido o nome informado pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Trabalhador doméstico tem direito ao abono salarial?
Não. Os trabalhadores domésticos são vinculados ao empregador "pessoa física". A norma legal não obriga o patrão a contribuir no Programa Pis/Pasep.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias