Notícias



Seu problema é nosso

Cratera em terreno de Viamão representa perigo para moradores

Não há definição de data para a resolução do problema 

25/08/2016 - 10h19min

Atualizada em: 25/08/2016 - 10h21min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

O funcionário público Quelson Rogério Cuimbra da Silva, 47 anos, já não aguenta ver a mãe, Cenilda Cuimbra, 71 anos, zanzar em busca da solução para um problema bem em frente de casa, na Rua La Plata, 269, no Bairro Jardim do Cocão, em Viamão. Uma cratera que começou a se abrir em novembro de 2015 tomou proporções tão grandes que chegou a “engolir” a cerca de casa.

– Com as fortes chuvas, o buraco foi aumentando e levando terra, árvore e até a boca de lobo para dentro. Até a grama da frente de casa e os paralepípedos da rua estão cedendo – conta Quelson.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

Transtornos

A casa em que Cenilda mora com o outro filho fica bem no final da rua, no limite com um córrego. O problema começou depois que a barreira de pedras que fazia a proteção cedeu. Por isso, os canos de esgoto e a boca de lobo quebraram. Foi quando a idosa começou sua peregrinação em busca de uma solução na tentativa de evitar que os transtornos aumentassem.

Em fevereiro, ela conseguiu protocolar o pedido na prefeitura, mas mesmo depois da visita técnica espera por uma solução definitiva.

– Se eles tivessem vindo na primeira vez que reclamamos, o reparo seria mais simples e mais barato. Agora o gasto será maior – reclama.

Sem solução por parte da prefeitura, a cerca da casa caiu para dentro do buraco, levando o cabo de aço que fazia a segurança da rede elétrica. Além disso, o poste ameaça cair e o relógio de água ficou do lado de fora do pátio. O carro da família agora fica na casa da vizinha, pois não há como entrar na garagem da casa.

Isolado

De acordo com ele, a prefeitura chegou a ir até o local e informou que iria colocar o assunto na agenda. Assim como a Ceee, que constatou a necessidade da troca do poste, mas ainda não tomou nenhuma providência. Para tentar evitar que um acidente aconteça, Quelson isolou o buraco com arame farpado, mas não demorou para que a estrutura fosse também buraco a dentro.

Sem data para fazer o reparo

A Secretaria de Obras e Serviços Públicos vistoriou o local e passou para o Setor de Engenharia levantar o material necessário para a obra, que deve entrar no planejamento da Smosp, mas sem data definida.

A Ceee verificou que o poste não apresenta risco de queda. A área passará por manutenção até o início de outubro, junto com o projeto de melhorias da rede na região do Jardim Cocão. Os trabalhos iniciam a partir da retirada dos ramais clandestinos existentes junto ao loteamento Três Pinheiros, que ocorre na próxima semana.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias