Notícias



Acampamento 

Festa farroupilha já começa com a montagem dos galpões no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho

Animação de quem faz o acampamento acontecer inspira clima de celebração antes mesmo da abertura oficial do evento, que vai de 7 a 20 de setembro, na Capital

21/08/2016 - 18h26min

Atualizada em: 21/08/2016 - 18h27min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail
Adriana e Juçara, do Piquete Mango e Maneia, celebram o início da época do ano que mais gostam

Animação de quem faz o acampamento acontecer inspira clima de celebração no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na Capital.Ainda faltam mais de duas semanas para a abertura oficial do Acampamento Farroupilha, que vai de 7 a 20 de setembro, mas o Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, o Parque da Harmonia, em Porto Alegre, já está em clima de festa.

Começou no sábado a montagem dos galpões que devem estar concluídos até o dia 2 de setembro, quando se inicia a fase de vistoria do Corpo de Bombeiros. Este é o melhor momento dos festejos, garante o técnico de hospedagem Alexandre Araújo de Oliveira, 43 anos, integrante do Piquete É o Tchê, de Viamão.

– Gosto dessa parte de montagem, porque mistura a expectativa de como será a festa com a ansiedade de ver tudo pronto – contou ele.


Na tarde de domingo, enquanto os companheiros seguravam a escada, ele martelava pregos na madeira que forma a estrutura inicial do piquete.

Nem a crise financeira, que poderia desanimar, abala a garra de quem quer ver o acampamento acontecendo:

– Estamos aqui porque somos teimosos e lutamos até com a crise. Não é fácil – considera o microempreendedor Jaime Rodrigues, 62 anos, do mesmo piquete.

Para o trabalhador da construção civil aposentado José Altair Corvello, 61 anos, a cooperação entre os integrantes de piquetes é fundamental. Um empresta a escada, outro alcança um prego e a animação vai tomando conta.

– Todo mundo colabora com todo mundo. Vamos fazer um acampamento mais enxuto, reaproveitando muito material dos anos passados – conta ele, que está erguendo o galpão do Grupo de Tradições Folclóricas Os Tapeyaras com madeiras de pino e de eucalipto.

– A crise prejudica, tem muita gente que está desempregada, mas a animação é sempre a mesma.

Leia mais notícias do dia


Clima de brincadeiras na montagem


A partir da data de abertura são esperados mais de 1,2 milhões de visitantes. Neste, ano participam da festa 365 entidades, entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs). Ao som de músicas tradicionalistas e com chimarrão nas mãos, as amigas Juçara Pinto, 55 anos, e Adriana Sales, 42 anos, se divertem ao acompanhar a montagem do galpão do Piquete Mango e Maneia. Na tarde deste domingo, oito integrantes se dividiam entre marteladas e o churrasco.

– A gente fica o ano inteiro pensando em como será o próximo acampamento. A festa, para nós, começa bem antes – conta a manicure Adriana.

– Ficamos fiscalizando o trabalho deles, vendo que um pega no pé do outro – brinca a cuidadora Juçara.

Apesar do clima descontraído, o motorista Juliano Monteiro, 45 anos, conta que esta é a fase mais difícil de montagem, onde a metragem precisa estar correta para evitar retrabalho. No piquete, os trabalhos se iniciaram no sábado, mesmo com a chuva. A meta é fazer com que a força-tarefa conclua a estrutura em três dias.

Cronograma do acampamento

Período de montagem: de 20 de agosto a 2 de setembro
Vistoria do Corpo de Bombeiros: de 2 a 6 de setembro
Período oficial do evento: de 7 a 20 de setembro
Período de desmontagem: de 21 a 30 de setembro



MAIS SOBRE

Últimas Notícias