Notícias



Educação

Programa dá faculdade de graça para moradores da Capital. Saiba como concorrer

São 108 bolsas de estudo para diversos cursos com inscrições abertas até a próxima segunda-feira

17/08/2016 - 18h39min

Atualizada em: 17/08/2016 - 18h54min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

A Faculdade de Desenvolvimento do Rio Grande do Sul (Fadergs), por meio do programa Unipoa, da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, oferece 108 bolsas de estudo integrais para diversos cursos de ensino superior da instituição. As inscrições terminam na segunda-feira, dia 22 de agosto, e devem ser realizadas exclusivamente pelo site da Fadergs.

Entre as oportunidades estão os cursos de Nutrição, Psicologia, Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo e Fisioterapia. Para participar da seleção é necessário morar em Porto Alegre, possuir renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo nacional por pessoa (R$ 1. 320), ter Ensino Médio completo e não possuir graduação de Ensino Superior.

Leia mais:
Entenda como será o pente-fino nos beneficiários do INSS e veja se você estará na mira
Adolescentes fora do peso podem ganhar tratamento gratuito em Porto Alegre
12 frutas e verduras tiveram queda de preço, conforme levantamento da Ceasa

A classificação acontecerá por meio da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O candidato deve ter realizado a prova a partir de 2013. O boletim de desempenho do Enem, disponível no site do Inep, deverá ser anexado à ficha de inscrição.

No dia 23 de agosto, os candidatos deverão comparecer na Central de Atendimento ao Candidato (CAE) da Fadergs (Rua General Vitorino, 25, Centro Histórico / Porto Alegre), das 9h às 19h para a entrega da documentação comprobatória. Os resultados serão divulgados em 25 e 26 de Agosto, quando ocorrem as matrículas e assinaturas do Termo de Concessão de Bolsa para os alunos selecionados.

Confira a lista de documentos que devem ser entregues

/// Comprovante de residência de todos os membros da família.
/// Histórico escolar do Ensino Médio do candidato.
/// Boletim de desempenho original do Enem.
/// Documento de identificação do candidato e de todos os membros da família.
/// Comprovantes de rendimentos: três últimos contracheques ou declaração do imposto de renda com recibo ou extratos bancários dos três últimos meses no caso de assalariados. Para outros tipos de atividades, consulte a lista de documentos aqui.
/// Todos os comprovantes de despesas do candidato e dos integrantes da família dos últimos três meses (contas de energia elétrica, telefone, água, taxa de condomínio, aluguel/prestação de imóvel próprio e IPTU 2015 referente ao imóvel declarado).
/// Carteira de trabalho do candidato e de todos os integrantes da família com mais de 16 anos. Não havendo o documento, declaração com firma reconhecida em cartório com essa informação.
/// Extrato bancário dos três últimos meses do candidato e de todos os integrantes da família.
/// Cópia completa com recibo de entrega da declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física dos dois últimos exercícios do candidato e de todos os integrantes da família. Caso seja isenta da declaração, acesse o site da Receita Federal e imprima a página onde dirá que a declaração não consta na base de dados.
/// Certidão de positiva ou negativa do INSS do candidato e de todos os integrantes da família em caso de recebimento de qualquer benefício (aposentadoria, afastamento...).
/// Certidão de casamento dos pais ou comprovação de união estável ou comprovante de separação ou divórcio dos pais ou ainda de óbito caso um deles já tenha falecido.

Confira as vagas e os cursos oferecidos:

Leia as últimas notícias do dia



MAIS SOBRE

Últimas Notícias