8 dicas para se sair bem em uma seleção de emprego - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Espaço do Trabalhador26/09/2016 | 17h49Atualizada em 26/09/2016 | 17h49

8 dicas para se sair bem em uma seleção de emprego

Especialista elenca pontos importantes para causar boa impressão nos recrutadores

8 dicas para se sair bem em uma seleção de emprego Reprodução/Inmagine Free Imagens
Foto: Reprodução / Inmagine Free Imagens
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Em época de economia turbulenta e mais de 11 milhões de brasileiros desempregados, toda ajuda é bem-vinda para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, não é verdade?

Leia mais
7 dicas para montar um currículo campeão
10 direitos trabalhistas que você tem se for demitido
13 motivos que podem fazer você ser demitido por justa causa

O processo de seleção das empresas é dividido em várias etapas e, por isso, é importante se preparar para todas elas. O diretor da Prepara Cursos, Guilherme Maynard, dá 8 dicas importantes para você se sair bem quando estiver concorrendo a uma vaga. Confira:

1. É importante saber informações sobre a empresa que me candidatei a uma vaga?

Foto: Photl.com

Verdade. É recomendado que o candidato pesquise sobre a empresa na internet antes de fazer a entrevista. Isso demonstra interesse na vaga e também pode ajudar caso o entrevistador faça alguma pergunta mais pontual, relacionada à empresa.

2. Preciso me vestir formalmente para uma entrevista de emprego?

Mito. A aparência é um ponto levado em consideração pelos recrutadores, porém, exagerar na formalidade pode demonstrar preocupação excessiva. Nem sempre é necessário usar terno e gravata. Por isso, tentar avaliar o que combina com a vaga em questão pode fazer diferença.

3. Devo falar mais que os outros em entrevistas em grupo?

Mito. Por mais importante que seja participar das atividades propostas na entrevista em grupo, querer falar mais que todos os outros concorrentes pode demonstrar insegurança. Mais do que falar pelos "cotovelos", é preciso dar opiniões contundentes e se manifestar quando sentir necessidade.

4. Preciso tomar cuidado com a linguagem usada na entrevista?

Verdade. O uso de gírias não é bem visto por entrevistadores, assim como erros de concordância ou gramática. Ter domínio da língua portuguesa é um ponto crucial que muitos candidatos pecam na hora das entrevistas.

5. É importante mostrar ambição em relação ao futuro na empresa?

Foto: reprodução / Inmagine Royalty Free

Mito. É comum em entrevistas de emprego surgir a pergunta: "qual sua perspectiva para daqui cinco anos?". Com medo de desapontar a empresa, o candidato tende a pensar grande, e alguns até ousam dizer que almejam a presidência. Contudo, essa ambição em um curto período de tempo pode ser sua inimiga. O correto é responder que estaria muito feliz em traçar um plano de carreira na empresa e somar com a equipe a cada dia.

6. Os recrutadores vão olhar o que eu posto nas redes sociais?

Verdade. Tomar cuidado com o que você posta nas redes sociais é uma medida importante. Os recrutadores costumam olhar os perfis dos concorrentes para conhecê-los melhor e avaliar aquilo que é publicado. Por isso, lembre-se de não colocar na internet aquilo que você não faria ou falaria publicamente.

7. Ter mais experiência que os concorrentes me dá vantagem?

Mito. Apesar de os recrutadores sempre avaliarem as experiências anteriores do candidato, nem sempre o que procuram é alguém superexperiente. Se você tiver o perfil mais próximo do que a empresa procura e conseguir compensar a inexperiência com cursos ou habilidades diferenciadas pode ter mais chance do que um concorrente mais "rodado".

8. Cursos e qualificações adicionais são importantes?

Verdade. Esse é um critério importante na hora de optar por um dos candidatos. Por isso, se prepare para o mercado de trabalho. Faça cursos, participe de palestras, workshops e demais atividades relacionadas ao seu trabalho. Isso vai fazer com que seu currículo seja mais qualificado e você tenha vantagem em relação aos outros concorrentes.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • uffizicom

    uffizicom

    Uffizi Comunicação#NAMÍDIA Vaga para PCD's no Wallmart, cliente Uffizi, é destaque no Diário Gaúcho https://t.co/LO6SX8UtFqhá 1 horaRetweet
  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário GaúchoUma gaúcha deixa o programa e outra segue na disputa do #TheVoiceBrasil https://t.co/DSCYAwEICp https://t.co/7Jph2IupUBhá 2 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros