Notícias



Caminho do Bem: 1 ano

Banda de lata de Itapuã estreará uniforme doado por recicladores de Viamão

O Diário Gaúcho voltou a histórias publicadas neste período e destaca a mudança positiva entre os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Podalírio Oliveira Fraga, em Itapuã, na Zona Rural de Viamão, que fazem parte da banda de lata.  

07/09/2016 - 07h01min

Atualizada em: 07/09/2016 - 07h03min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Mateus Bruxel
Enviar E-mail
Professora Maria Terezinha (sorrindo, no centro da foto) comemora o sucesso da banda de lata de Viamão

O projeto de educação ambiental criado em 2014 pela professora e diretora, Maria Teresinha de Oliveira Medeiros, 49 anos, segue revolucionando a Escola Municipal de Ensino Fundamental Podalírio Oliveira Fraga, em Itapuã, na Zona Rural de Viamão. No ano passado, a história da professora que com latas usadas fundou a primeira banda marcial da escola em cinco décadas de existência foi a segunda a ser contada na página Caminho do Bem. E o resultado veio da melhor forma: uma escola de Guaíba doou instrumentos para ampliar a banda e um grupo de recicladores de Viamão doou túnicas, calças e sapatos para os estudantes. A estreia do novo uniforme ocorrerá no próximo sábado, a partir das 14h30min, no desfile cívico de Itapuã.

– Foi a melhor doação que poderíamos ter. Todas as crianças, pela primeira vez, estarão vestidas iguais na avenida – comemora a professora.

Leia mais
Confira as últimas notícias
Confira todas as histórias do Caminho do Bem
Conheça a história da bailarina da periferia de Alegrete que vai dançar em Nova York

Segundo o doador Cleo Fontoura, da Cooperativa Passo do Morrinho, os 18 cooperados, em parceria com o comprador do material, venderam por um valor maior dois meses de latas recolhidas. O dinheiro foi usado para a doação.

– Vimos a reportagem e ficamos sensibilizados pelo projeto que também ensina as crianças a cuidar do meio ambiente. Em assembleia, optamos por não incluir o dinheiro das latas na partilha. Deu certo! A gente precisa ajudar a manter este projeto – conta Cleo.

Na escola, o envolvimento dos alunos com a música é percebido a cada novo ensaio. A turma já aprendeu a tocar sete trilhas diferentes. Emili Rocha Jacobsen, nove anos, do terceiro ano, e Brayan da Silva Fraga, 12 anos, do quarto ano, estão entre os que mais evoluíram desde o início do projeto. Com a ajuda do regente voluntário Bruno de Oliveira Medeiros, 20 anos, filho de Maria Teresinha, Emili vem se destacando nos pratos e Brayan está se tornando um exímio percussionista.

– Estou fazendo aulas de bateria com o Bruno. Quero aprender a tocar tudo –revela Brayan.

Para a professora, ver a evolução dos alunos é o melhor presente:

– Criamos o lema "cuidar para preservar" porque nós também somos o meio ambiente. A gente tem que aprender a cuidar do outro para a gente poder ser um pouco melhor.

Sapatos novos para o desfile

Para ajudar:
* A banda de lata da escola aceita doações de latinhas. Contatos pelo telefone: (51) 9666-6004.

Confira como estão outras histórias publicadas

Projeto social do qual o trompetista faz parte ganhou um parceiro e ampliou o número de vagas

Trompetista leva a paixão pela música às crianças de Nova Santa Rita
A banda municipal de Nova Santa Rita agora tem a Fundação La Salle como parceira do projeto social de música. Hoje, cinco professores atuam junto com o regente e professor Sepé Tiaraju Teixeira, 57 anos. O projeto abriu uma turma de adultos, à noite, da qual Sepé é o professor, e segue buscando parceiros para ampliar o prédio da escola. Para ajudar: (51) 8923-1354.

Dona Zezé segue produzindo pães em Capão da Canoa

Pães produzidos por Dona Zezé ajudam a alimentar 130 famílias do Litoral Norte
Maria José Matos da Silva, 70 anos, segue produzindo pães no Forno Comunitário Madre Assunta, no Bairro Santa Luzia, em Capão da Canoa, no Litoral Norte. Depois da reportagem, ganhou dezenas de doações de farinha de trigo e pode ajudar mais famílias além das 130 até então apoiadas. O projeto precisa de voluntárias para a produção, que ocorre às terças-feiras. Para ajudar: o telefone é (51) 3625-5138.

Márcia e André ampliaram as oficinas da ong Criança Cidadã

Casal de Campo Bom cria projeto para atender crianças carentes
Depois da publicação, a organização social não-governamental Criança Cidadã, ação que atende 30 crianças e adolescentes carentes de Campo Bom, ganhou novos professores voluntários. Agora, a entidade criada há oito anos pela ex-balconista Márcia Moura de Britto, 40 anos, e pelo ex-microempresário e estudante de Serviço Social André de Britto, 41 anos, oferece aulas semanais de skate, futebol, capoeira e costura. Para ajudar: (51) 9637-2340, com Márcia.

Grupo Contamores aumentou a agenda de apresentações em escolas da Zona Sul de Porto Alegre

Estudantes da Restinga criam grupo de contação de histórias
O projeto dos 13 estudantes do campus Restinga do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), com idades entre 15 e 18 anos, teve repercussão no bairro. O Contamores, contação de histórias infantis por meio do teatro, está ocorrendo em diferentes escolas da região. Com a publicação da reportagem, a turma ganhou doações de fantasias, livros e fantoches para auxiliar nas contações. Para ajudar: 3247-8400 e pelo e-mail contadores.historias@restinga.ifrs.edu.br.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias