Notícias



Acampamento Farroupilha

Dia de montar a cavalo (de mentirinha) e se divertir a valer

Um dos piquetes mais fotografados foi o Vento Sul Alma Redomona, que conta com a estátua de um cavalo em tamanho natural, que, inclusive, relincha

11/09/2016 - 18h17min

Atualizada em: 11/09/2016 - 21h45min


Roberta Schuler
Enviar E-mail
Marta ajudou os netos Guilherme e Pedro (atrás) a montar no cavalo

As cerca de 120 mil pessoas que passaram pelo Acampamento Farroupilha neste domingo, provavelmente, fizeram algumas centenas de milhares de fotografias para registrar o dia quente e ensolarado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia).

Um dos cenários mais procurados por pais que queriam guardar o momento dos filhos em contato com as tradições foi no piquete Vento Sul Alma Redomona. A estátua de um cavalo feito de fibra, em tamanho natural, encilhado, e que solta relinchos sempre que algum incauto se aproxima, manteve, durante todo o dia, um burburinho diante do lote 96. Por onde se olhasse, havia um pai com celular em punho, ajeitando o filho na montaria.

A estreia de Manuela

Manuela realizou-se com seu primeiro Acampamento Farroupilha

– Eu quero sair! – dizia a pequena Manuela, três anos, desconfiada, ao ouvir o relincho do animal de crina sintética, batizado pelo pessoal do piquete de Trovão.

Leia mais
Acampamento Farroupilha: o que você precisa saber para curtir o evento
Conheça Aloísio, galo celebridade do Acampamento Farroupilha
Bichos de pequeno e médio porte fazem alegria da criançada na Fazendinha

Depois de alguma insistência da mãe, a menina abriu um sorriso e, já no chão, dava risada a cada novo relincho.

– Este é o primeiro acampamento e a primeira vez que ela se pilcha. Estou trazendo porque tenho a intenção que ela cultive as tradições. Ela está realizada – disse a mãe, a bancária Andria Bellagamba, 33 anos.

Perto das 11h, a técnica de enfermagem Marta da Rosa, 48 anos, chegou à Estância do Harmonia com os netos Giovane, sete anos, e Pedro, três anos. Como o pequeno adora cavalos, ela não perdeu a chance de registrar a diversão dos dois sobre o dorso do animal. Giovane segurou as rédeas com muita firmeza. Já Pedro, na garupa, era só alegria – tanto que não queria apear do cavalo por nada.

– Se perguntar ao Pedro se ele quer ter um carro, ele vai dizer que prefere ter um cavalo. Hoje (ontem), a Fazendinha estava muito cheia, então viemos aqui. É ótimo ter algo assim – disse a avó, enquanto acalmava o neto mais novo, que não se convencia de que o cavalo era imóvel.

Naira mostra a carreta, uma das novidades deste ano no piquete

Para a médica pediatra Naira Jobim, patroa do piquete que acampa há 16 anos no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho e tem por objetivos a cultura e a confraternização, o fato de atrair a curiosidade de tantos visitantes é motivo de orgulho.

– Certamente é um dos piquetes mais fotografados por causa da casa, do cavalo (que está no piquete há quatro anos) e de todos esses itens que chamam atenção – comentou a patroa, que comanda o Vento Sul com pulso firme e muito capricho.

Além do cavalo, em frente ao piquete também estão um peão e uma prenda nos quais há espaço para os visitantes posicionarem o rosto para garantir uma lembrança da festa dos gaúchos.

Aplicativo

Quem ainda não visitou o Acampamento Farroupilha pode consultar todas as informações sobre o evento, que se estende até o dia 20, das 10h às 22h. O objetivo do App Farroupilha, cujo lema é "Onde a tradição encontra a modernidade", é auxiliar os visitantes a se localizarem dentro do evento e interatividade.

No aplicativo há programação artística, cultural e campeira do evento e dos piquetes, mapa, serviço e pontos de interesse, além de notícias. O aplicativo está disponível para Android e iOS e ficará ativo até o final do evento.

Acampamento Farroupilha 2016
Horários:
os portões ficam abertos das 10h às 22h.
Entrada: é gratuita.
Programação cultural: pode ser acessada no site da Prefeitura de Porto Alegre: www2.portoalegre.rs.gov.br



MAIS SOBRE

Últimas Notícias