Notícias



Porto Alegre

Gurizada participa de oficina e faz estreia com a pandorga no Morro do Osso

No aniversário do Parque Natural Morro do Osso, crianças participaram de oficina e brincaram, muitos pela primeira vez, com as pandorgas que eles mesmo confeccionaram

25/09/2016 - 19h10min

Atualizada em: 25/09/2016 - 19h14min


Jeniffer Gularte
Enviar E-mail

O céu cinza deste domingo ganhou um colorido especial com o 18º Festival de Pandorgas realizado para comemorar o aniversário de 94 anos do Parque Natural Morro do Osso, no Bairro Ipanema, na Zona Sul da Capital. Ao longo da tarde, 62 crianças participaram de oficina para confeccionar o brinquedo e experimentaram a brincadeira. A maioria delas, pela primeira vez.

Do alto do mirante do morro, comemoravam a cada colaboração do vento e, mesmo quando a corrente de ar não ajudava, se esforçavam para não ver sua pandorga ir para o chão.


Giovana Viana, 39 anos, viajou uma hora de São Sebastião do Caí até Porto Alegre para que o neto Guilherme, seis anos, pudesse participar do festival. No começo, não foi fácil. Montaram a pandorga, fizeram a trilha até o mirante e o vento pouco colaborou. Foi só quando o menino já estava quase desistindo que conseguiu enfim empinar a pandorga, saciar a própria curiosidade e realizar o desejo da avó.

– Não é tão fácil – concluiu ele.

Guilherme veio de São Sebastião do Caí


A avó adorou proporcionar uma programa diferente para o menino que adora videogame:

– Quando criança, eu fazia de jornal, adorava brincar. Ele nem conhecia e aqui ainda pode ter o contato com a natureza.

Leia mais notícias do dia


Silvio Souto, administrador do Parque Natural Morro do Osso, conta que os materiais utilizados para fazer as pandorgas foram fornecidos pelo evento, promovido em parceria com a Runsports e a Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. No fim, houve bolo, parabéns e sorteio de brinde para os pequenos.

O motorista Paulo Roberto Martim, 57 anos, foi quem conseguiu manter por mais tempo a pandorga no céu. A prática, que faltava para a maioria das crianças, vem de longe. Desde menino, ele sobe ao mirante do Morro do Osso para brincar. Para dias de pouco vento, o morador do Bairro Tristeza ensina:

– A pandorga precisa ser feita com varetas bem fininhas, aí ela fica mais leve e consegue voar. Eu me criei brincando disso nestas redondezas.

Paulo tem experiência na brincadeira


Ansiedade para a brincadeira


A velocidade do vento que, na maior parte da tarde, não ajudou os participantes do festival, desafiou ainda mais o militar Antônio Esli Rodrigues, 43 anos, na tarefa de ensinar os filhos Pedro, 16 anos, e Guilherme, seis anos, a empinarem pipa pela primeira vez.

Mesmo assim, não faltou empenho dos meninos, que, a qualquer sinal de brisa, já se empolgavam:

– O mais difícil é fazer a pandorga voar, eles ficam numa ansiedade – conta a fisioterapeuta Denise, 49 anos, mãe dos meninos. A ideia de proporcionar mais atividades ao ar livre para as crianças também motivou a professora Márcia Viegas, 33 anos, a levar a filha Violeta, sete anos, com as amigas Alice, seis anos, e Sofia, oito, para o Morro do Osso. Para ela, foi a chance de as meninas interagirem de forma colaborativa com outras crianças em uma atividade diferente das que estão acostumadas.



Últimas Notícias