Notícias



Educação

Robótica conquista alunos de escola estadual de Alvorada: primeiros robôs estão em construção

Grupo formado há um ano na Escola Estadual Senador Salgado Filho se prepara para participar de primeira mostra internacional

28/09/2016 - 08h10min

Atualizada em: 28/09/2016 - 08h32min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Profe Cilon incentivou gurizada a construir robôs

Cop ainda engatinha, enquanto a irmã, Copla, já anda rápido e faz manobras. Frutos da união de cabos, leds, sensores e outras peças eletrônicas, ambos são as primeiras criações do grupo de robótica da Escola Estadual Senador Salgado Filho, de Alvorada.

Liderados pelo professor de Matemática e Física da instituição, Cilon Nunes, os estudantes do ensino fundamental aprendem na disciplina extracurricular a linguagem de programação, trocam conhecimento e desenvolvem juntos os primeiros robôs.

Leia outras notícias do dia

– A robótica educacional é um fantástico instrumento na aprendizagem lúdica, pois proporciona interatividade e troca. O aluno passa a ser um construtor do próprio conhecimento – ressalta Cilon.

Para formar a turma inaugural, no agosto do ano passado, Cilon contou com a indicação dos professores da escola. Foram selecionados os estudantes com melhor desempenho em matemática, física e português. Hoje, 12 alunos fazem parte do Clube de Robótica Educacional Salgado Filho, mas a lista de espera só aumenta.

– Nossa ideia é formar este primeiro grupo para que, no próximo ano, eles possam ser os multiplicadores – completa Cilon.

Pedido

Primeira menina do grupo, Yasmin Silva, 11 anos, foi quem deu os nomes dos dois robôs ainda em construção, inspirada em Robocop, personagem do cinema. Antes de ingressar no clube, a menina era conhecida em sala de aula pela desenvoltura com a matemática.

– Gosto de informática, mas nunca pensei que poderíamos fazer o nosso próprio robô. Em casa, minha mãe já fez uma encomenda: quer que eu faço um robô para limpar a casa – revela, aos risos.

Cop ainda está aprendendo a andar

Leia mais
Fique atento aos temas que podem ser assunto na redação do Enem 2016
Crianças da Restinga vão expor suas fotos em diversos pontos de Porto Alegre

O mesmo pedido foi feito pela mãe de Vanderlei Duarte, 12 anos, apesar da negativa do filho.

– Quando eu disse que tinha entrado no grupo de robótica, foi a primeira coisa que ela pediu. Quem sabe, no futuro, né? – diz o guri.

A turminha de pesquisadores com o professor

Objetivo é tornar-se exemplo no Estado
No próximo dia 25, o grupo participará pela primeira vez da Mostratec – Mostra Brasileira e Internacional de Ciências e Tecnologia, em Novo Hamburgo. Mas o clube sonha alto: quer ajudar Alvorada a ser exemplo na robótica do Estado.

– Ter a robótica numa cidade mais conhecida pelos índices de violência é dar uma nova oportunidade para o futuro profissional destas crianças – resume o professor.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias