DG Ajuda Você



Vídeo

11 coisas que você provavelmente não sabe que pode fazer no micro-ondas

Essas dicas vão te ajudar a resolver problemas básicos do dia-a-dia

19/10/2016 - 11h52min

Atualizada em: 19/10/2016 - 16h10min


Pra quê você costuma usar o micro-ondas que tem casa? Para estourar pipoca? Esquentar o seu copo de leite ou a comida que sobrou do almoço? Talvez até se aventure a preparar um bolo de caneca ou um brigadeiro. Mas fato é que o aparelho pode te ajudar a resolver vários probleminhas básicos do dia-a-dia, como devolver a crocância da batatinha frita que ficou mole ou remover a etiqueta adesiva de um vaso ou copo sem deixar a peça cheia de colinha. Confira 11 coisas interessantes que podem ser resolvidas facilmente no micro.

Espremer limão ou laranja

Sabe quando não escolhemos o limão direito e ele está duro para espremer? É possível livrar-se deste problema facilmente. Corte o limão ao meio, coloque num prato e aqueça por até 30 segundos. O suco sairá mais facilmente. A dica também vale para a laranja.

Tirar a casca do alho

Geralmente, a casquinha não sai fácil e sempre jogamos fora uma boa parte do tempero junto. Para acabar com isso, aqueça o alho por 30 segundos no micro. A casca sairá facilmente. Mas tome cuidado para não se queimar.

Leia mais
12 coisas que você provavelmente não sabe sobre a separação do lixo
Saiba como eliminar o cheiro ruim nas lixeiras dentro de casa
VÍDEO: como afiar a faca com uma chaira

Remover etiquetas adesivas

Não tem coisa mais chata do que tirar a etiqueta de um copo ou prato e sair só um pedaço ou ficar cheio de colinha na peça. Para acabar com esse problema, coloque algumas gotas de água na etiqueta e leve ao micro-ondas por 30 segundos. Feito isso, retire o adesivo normalmente.

Secar ervas frescas

Com essa dica vai ser fácil secar rapidamente ervas como salsinha e manjericão. Coloque o equivalente a uma xícara da erva escolhida em uma toalha de papel e esquente por 3 a 4 minutos em potência alta. Tire do micro e amasse as ervas dentro do próprio papel para quebrá-las.

Caramelizar o açúcar

Coloque 200g de açúcar numa jarra refratária e adicione 4 colheres de sopa de água. Deixe no micro-ondas por 5 a 7 minutos em potência alta, sem mexer, até que doure.

Batatinhas crocantes de novo

As deliciosas batatinhas fritas podem ficar amolecidas depois de algumas horas em um pacote aberto. Se isso acontecer, coloque-as no micro envoltas em um papel-toalha por 10 a 20 segundos e elas ficarão crocantes novamente.

Picar cebola sem chororô!

Que tal dar um fim nas lágrimas que correm no rosto toda vez que você precisa picar cebola? Tire a casca, fure a cebola algumas vezes com uma faca, coloque-a no micro-ondas por cerca de 40 segundos e pronto! Corte a cebola sem chorar.

Torrar amendoim

Gosta de um amendoim torradinho para petiscar com os amigos? Saiba que prepará-los no micro é rápido e simples. Para uma xícara de amendoim, por exemplo, basta colocá-los no forno por 2 a 3 minutos, em potência máxima. Tire, mexa um pouco e deixe por mais 1 ou 2 minutinhos.

Descascar e cozinhar milho

Sabe aquele milho cozido delicioso que colocamos manteiga e sal? Geralmente, passamos um certo trabalho para tirar a casca e os "cabelinhos", além de demorar para cozinhar na água. Para simplificar, corte uma de suas pontas, leve-o ao micro-ondas por 5 a 7 minutos, aperte a espiga e o milho sairá da casca facilmente e cozido! Só preste atenção à temperatura para não se queimar.

Tirar a pele do tomate ou pêssego com facilidade

Coloque o tomate ou o pêssego por 30 segundos no micro e espere cerca de dois minutos antes de descascar. O calor remove a umidade entre a casca e o alimento, fazendo com que ela seja retirada mais facilmente.

Recuperar o mel cristalizado

Coloque o vidro de mel no micro-ondas e esquente em potência média por 1 a 2 minutos. Cuidado, o mel sai muito quente!


Confira outras dicas do DG Ajuda Você



MAIS SOBRE

Últimas Notícias