Notícias



Pequeno engano

Candidata em Rondônia faz campanha com número errado e só descobre na hora do voto

Edilamar Quintão (PTN) se lançou com o número 19.159, mas ao digitar a sequência na urna ficou sabendo que candidatura era inexistente

03/10/2016 - 14h52min

Atualizada em: 03/10/2016 - 14h56min


Durante a campanha eleitoral, a professora Edilamar Quintão, candidata a vereadora pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN) em Guajará-Mirim, segunda maior cidade de Rondônia, espalhou santinhos pelas ruas e nas mãos dos moradores com o número 19.159. No domingo, ao digitar o número na urna eletrônica, Edilamar ficou sabendo que sua candidatura era inexistente.

Leia mais:
Saiba o que fazer se não votou e nem justificou o voto neste domingo

Isso porque o número registrado no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia era diferente do número impresso nos santinhos. O correto era 19.789. Segundo a Veja, o 1º Cartório Eleitoral de Guajará-Mirim havia feito uma audiência pública logo após a validação das candidaturas para resolver possíveis erros. Edilamar, porém, não compareceu.

Santinho de Edilamar Quintão foi impresso com número errado

– Quando digitei apareceu candidato inexistente, então chamei o presidente da seção para ver o que estava acontecendo. Ele conferiu o número e disse que era 19.789. Fiquei frustrada e estou muito decepcionada com isso – disse a candidata em entrevista ao G1.

Edilamar registrou ocorrência na delegacia de polícia, mas o juiz da 1ª zona eleitoral de Rondônia, Paulo José do Nascimento Fabrício, disse em entrevista ao Extra que o erro foi inteiramente da candidata.

– Tenho 30 anos de serviço público e nunca vi isso acontecer. Um candidato não fiscalizar o número é uma falha muito grave. Imagina fiscalizar os números da prefeitura – criticou o juiz.

Edilamar recebeu apenas três votos. Não se sabe se um dos votos foi dela mesma.

Leia as últimas notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias