Notícias



Sua saúde

Em palestra sobre aneurisma da aorta, serão distribuídas senhas para fazer exame gratuito que detecta a doença

Evento acontece nesta terça-feira, dia 25 de outubro, no Hospital Mãe de Deus

25/10/2016 - 15h55min

Atualizada em: 25/10/2016 - 15h56min


Na Semana Estadual de Combate e Prevenção do Aneurisma da Aorta, o cirurgião cardiovascular Eduardo Keller Saadi e o Hospital Mãe de Deus promovem palestra com entrada franca e mutirão de exames gratuitos para rastreamento da doença, que não tem sintomas, mas é grave e pode ser fatal.

Um simples raio x ou ecografia detectam a lesão que, como um balão de festa, infla silenciosamente na principal artéria do corpo humano. Descoberta a tempo, é só tratar para não estourar.

Leia outras notícias do dia

A palestra do doutor Saadi será hoje, dia 25 de outubro, às 19h, no auditório do Hospital Mãe de Deus. As primeiras cem pessoas que chegarem ao evento e que pertençam ao grupo de risco, ou seja, que tenham mais de 60 anos, recebem senhas para ecografias gratuitas para detecção do aneurisma da aorta. O mutirão de exames será realizado no próximo sábado, dia 29 de outubro, a partir das 8h, no Hospital Mãe de Deus.

– É essencial descobrir a dilatação logo no início. É importante pedir ao médico um exame de imagem, pois o aneurisma da aorta tem cura. Basta tratar clinicamente e acompanhar sua evolução. Se crescer muito, não significa uma sentença de morte. Os procedimentos disponíveis, principalmente os endovasculares e minimamente invasivos, corrigem o problema. Hoje, com uma simples punção, sem incisão ou corte, é possível introduzir, por dentro da artéria, um cateter que leva uma prótese e elimina o aneurisma. A recuperação é rápida e a vida normal é retomada em poucos dias – alerta o doutor Saadi.

Leia mais
Gabriella precisa de cirurgia no fêmur para voltar a frequentar a escola
Tem parente internado em hospitais do Grupo Conceição e recebeu ligação pedindo dinheiro? Saiba o que fazer

Os resultados serão informados no final de cada avaliação e os casos positivos serão orientados para tratamento. Durante os eventos, há distribuição de cartilha com informações e cuidados.

Mais informações pelo telefone 3230-6069.

O que é o aneurisma da aorta

A aorta é a principal e mais grossa artéria do corpo humano. Normalmente, tem 2cm de diâmetro. É submetida à pressão constante devido ao fluxo sanguíneo ejetado pelo coração. A cada batimento cardíaco, as paredes da aorta se dilatam e se retraem. Uma doença do tecido elástico provoca uma dilatação progressiva num determinado ponto da artéria na altura do abdômen ou do tórax.

Se atingir 3cm, já é considerado aneurisma. Quanto mais se dilata, mais frágil fica a parede. A anomalia pode ser comparada a um balão de festa ou com uma bolha que infla silenciosamente.

Quando atinge 5cm ou mais de diâmetro, a membrana já está muito fina e pode estourar. Se rompe, provoca hemorragia interna grave, resultando em 90% de óbitos. Apenas metade dos pacientes com aneurisma da aorta roto consegue chegar viva ao hospital. Entre esses doentes, mais da metade morrem durante ou após cirurgia de urgência.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias