Manoel Soares: "Chega de piada racista" - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Papo Reto29/10/2016 | 08h14Atualizada em 29/10/2016 | 11h07

Manoel Soares: "Chega de piada racista"

Colunista do Diário Gaúcho diz que o racismo está no DNA dos brasileiros

Manoel Soares: "Chega de piada racista"  /
Foto: /

Nesta semana, estava embarcando num avião quando, na fila, um cara cansado de esperar disse para o amigo, sem notar que eu estava ali: "Esse avião parece um navio negreiro de tão lotado". Quando percebeu que eu ouvi, ele ficou verde. Olhei bem para a cara dele e perguntei por que ele se achava no direito de fazer piada com uma das maiores tragédias humanas. Por que eram negros? 

Pode parecer babaquice minha, mas nunca vi ninguém fazendo piadinha com a magreza dos judeus no Holocausto, ou com cabeça dos norte-americanos decapitados pelo Estado Islâmico. Por que, então, podem fazer com a tragédia dos negros? Por que as tragédias dos brancos geram trauma e revolta e a dos negros gera piadas? É porque faz mais tempo? 

Leia outras colunas do Manoel Soares

Não pode ser, porque, apesar de ter sido oficialmente abolida em 1888, a escravidão existiu até os anos 1970 em alguns pontos do Brasil. Minha mãe viveu em regime de escravidão. Vou dizer a você o que todo negro sempre quis te dizer: pare de fazer piadas de preto, não gostamos. 

A verdade é que o racismo está no DNA dos brasileiros, mesmos dos negros. Somos frutos de uma organização social racista. E quando digo isso, não é porque os negros têm um problema, mas porque a sociedade tem um problema. 

Bloco de concreto 

Pela mesma porta por onde passa o racismo passa a homofobia, a crueldade, a mentira e outros defeitos de caráter que precisam ser extirpados. O racismo faz mal para os brancos, inclusive. 

Quando chamei a atenção dos jovens na fila do voo, não foi para defender os negros, mas para ajudar eles a verem como estavam sendo coniventes com o racismo. O problema é que o racismo que temos é camuflado e se esconde em atitudes cotidianas. 

A piada é uma das formas de ele se mostrar. Parece inofensivo, mas corta por dentro, ecoa o dia inteiro. Eu adoro piadas, mas quando elas são racistas, é como se fosse um bloco de concreto sobre quem tenta se levantar. Evite piadas racistas com amigos e parentes. Elas doem, e o amor deles por vocês, às vezes, talvez não lhes permita dizer isso.

Leia as últimas notícias do dia


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário GaúchoMissa de sétimo dia homenageia as 71 vítimas do acidente com avião da Chapecoense https://t.co/0A2E2J9sp2 https://t.co/3JEvK5fFLEhá 35 segundosRetweet
  • omartinns

    omartinns

    NICOLAS MARTINS RT @henriqdp: separando 1 real pra comprar o diário gaúcho com o poster do gremio amanhãhá 10 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros