Notícias



Seu Problema É Nosso

No meio do caminho, tinha uma estrada... Cheia de buracos e sem sinalização

Importante via de acesso entre as cidades de Viamão, Alvorada e Porto Alegre,  Estrada Caminho do Meio tem problemas crônicos

21/10/2016 - 12h34min

Atualizada em: 21/10/2016 - 12h35min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Leitor Felipe registrou a má conservação da via

Buracos que aumentam com as chuvas, desníveis, falta de faixa amarela que divide uma pista da outra, falta de iluminação, de calçada e, para piorar, lixo acumulado no acostamento. Contar os problemas da Estrada Caminho do Meio, importante via que liga Porto Alegre a Viamão, é uma forma de evitar que se fique refém de um deles.

Morador de um condomínio próximo à ponte sobre o Arroio Feijó, o técnico audiovisual Felipe Mancha, 37 anos, foi vítima da péssima condição da estrada há dois meses. Sem a faixa que separa as vias e orienta os motoristas, um carro se perdeu, invadiu a pista contrária e bateu no carro de Felipe.

Uma reportagem do Diário Gaúcho publicada em maio de 2015 já apontava a gravidade da situação. É tanto pneu furado por causa dos buracos que um morador, à época, viu uma oportunidade na desgraça dos motoristas: abriu uma borracharia às margens da estrada.

Em 2015, Diário Gaúcho registrou problemas semelhantes aos relatados pelo leitor Felipe em 2016

Segundo Felipe, o fato de o Caminho do Meio ser entre Porto Alegre, Alvorada e Viamão dificulta que os problemas sejam solucionados. Certa vez, ao entrar em contato com a prefeitura de Alvorada para pedir reparos na iluminação da estrada e nos buracos, ouviu que a responsabilidade era de Viamão.

Ao recorrer à prefeitura de Viamão, ouviu que a responsabilidade, pelo contrário, era de Alvorada. Tentou solucionar o impasse recorrendo à prefeitura de Porto Alegre, que informou ter obrigações somente até a ponte. De lá em diante, o problema deixava de ser da Capital.

– Como são três municípios que dividem a estrada, ninguém assume o problema – reclama o morador.

Nem os pedestres estão a salvos dos empecilhos. Além do lixo jogado no acostamento, sofás abandonados fazem com que as pessoas ocupem a pista dos carros e corram risco de vida.

Confira outras reportagens da seção Seu Problema é Nosso

Afinal, a responsabilidade é de quem?

A assessoria de imprensa de cada uma das três prefeituras citadas pelo leitor Felipe deu sua versão para a manutenção da Estrada. Porto Alegre, por meio da arquiteta Gladis Weissheimer, da Secretaria de Urbanismo, afirma que "a Estrada Caminho do Meio não consta no Cadastro de Logradouros Públicos (CDL) do município".

A responsabilidade, então, fica dividida entre Viamão e Alvorada. Por sua vez, o engenheiro Nilton Magalhães, da Secretaria de Gestão e Relações Institucionais de Viamão, afirmou que recursos para um projeto de duplicação com faixa exclusiva para ônibus, ciclovia e viaduto na intersecção com a ERS-040 foram aprovados, e a previsão é de que os recursos sejam liberados no próximo ano. Até o início da obra, operações tapa-buracos e a limpeza periódica de entulhos deixados às margens da estrada pela população continuarão sendo realizadas.

Alvorada garante que são feitas operações tapa-buracos no trecho que faz limite com Viamão e que, na manhã de ontem, uma equipe da Secretaria de Obras e Viação (Smov) realizou um trabalho para melhorar as condições da via, que se agravaram em função das recentes chuvas. Também citou o projeto elaborado pela Metroplan com acompanhamento e apoio técnico de profissionais da Smov de Alvorada como solução para a situação da Estrada Caminho do Meio.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias