Notícias



Palhaçada

Relatos de "palhaços sinistros" no interior do Rio Grande do Sul são falsos

Fotos e vídeos que circulam nas redes sociais são antigos, fazem parte de brincadeira ou são de outro lugar

14/10/2016 - 16h05min

Atualizada em: 14/10/2016 - 16h39min


Diário Gaúcho
Diário Gaúcho
Imagem é compartilhada em diversas cidades, sem comprovação de onde e quando foram feitas

Os palhaços que estão assustando pessoas no mundo inteiro chegaram ao Rio Grande do Sul? Isso é o que muita gente passou a se perguntar no interior do Estado, a partir de fotos e vídeos publicados nas redes sociais.

Em Passo Fundo, na Região Norte, diversas fotos de palhaços começaram a circular nesta semana. Uma delas, aparece até mesmo a placa de uma rua, a General Netto, que fica no Centro da cidade.

Para averiguar a procedência das imagens, o Diário Gaúcho entrou em contato com a página que publicou-as no Facebook. Os administradores informaram que "as fotos foram tiradas no dia 30 de outubro de 2015" e que foram feitas antes de uma festa temática realizada pelo grupo.

Leia mais
Após EUA e Reino Unido, "palhaços sinistros" são vistos em cidades brasileiras
McDonald's limita aparições de Ronald por causa dos "palhaços sinistros"

Até mesmo um vídeo em que dois jovens aparecem dentro de uma carro, à noite, e teriam sido agredidos por um palhaço é falso. Um dos autores da gravação esclareceu, por meio das redes sociais, que trata-se de uma brincadeira: "visa zoar toda essa polêmica de "palhaços assassinos'".

Outro município onde a população ficou assustada com a onda de palhaços que passou a aparecer nas redes sociais foi Santana do Livramento, na Fronteira Oeste. Por lá, mais vídeos e fotos surgiram, o que motivou até mesmo a polícia local a se manifestar sobre o assunto.

No Estado, nenhuma informação oficial sobre possíveis crimes cometidos por pessoas fantasiadas como palhaços chegou à polícia. Os agentes reforçam, no entanto, que se algum cidadão se sentir ameaçado, perseguido ou for agredido deve fazer a denúncia imediatamente para que se inicie uma investigação.

Onde surgiu a onda de palhaços?

A leva de "palhaços sinistros" surgiu há pelo menos uma semana nos Estados Unidos e depois foi se espalhando e chegando a outros países pelo mundo – com relatos também no Brasil. As redes sociais ficaram tomadas por fotos e vídeos dos personagens, principalmente após três agressões envolvendo palhaços terem sido confirmadas na Suécia.

Muitos internautas atribuíram a onda de aparições de palhaços a uma possível ação para promover o remake de "It - Takes Many Forms", no Brasil chamado de "It - Uma Obra-prima do Medo", filme clássico dos anos 1990, que será lançado em setembro de 2017. A produção, no entanto, nega que tenha qualquer relação com os casos.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias