Terceira idade conectada: estar na internet aumenta independência de idosos - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Sala de Aula13/10/2016 | 11h51Atualizada em 13/10/2016 | 11h54

Terceira idade conectada: estar na internet aumenta independência de idosos

A gurizada brinca: quando sua avó entra no Facebook, é hora de trocar de rede social! Tudo bem: trocar, pode. Só não pode deixar de incentivar seu avós a estarem conectados

Terceira idade conectada: estar na internet aumenta independência de idosos Diego Vara/Agencia RBS
Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Quando alguém mais velho começa a usar a internet, está cheio de dúvidas. E este é o momento em que mais precisam de ajuda para entender este universo. A inclusão digital para a terceira idade já está acontecendo, mas ainda precisa ser trabalhada para estimular, cada vez mais, os idosos a estarem nas redes.

Um desses incentivos para que os idosos percam o medo e se aventurem no mundo virtual, segundo a psicóloga, professora da PUC-RS e especialista em terceira idade Irani Arginon, está na própria família. É ver os netos e outras pessoas mais jovens usarem celulares e tablets e mostrarem interesse em apresentar aos mais velhos algo, até então, desconhecido para eles.

Coragem e paciência

Foi justamente o encorajamento por parte da filha que fez a aposentada Natalina Martinez, 78 anos, de Porto Alegre, começar a usar a internet.

— Me negava a aprender porque não me achava capaz, mas minha filha me convenceu. Compramos um tablet, porque o celular é muito pequeno, e contratamos o professor Guilherme para me ensinar. Em pouco tempo, aprendi a acessar sites, mandar e-mail, conversar pelo WhatsApp, fiz um perfil no Facebook. Me deslumbrei com esse mundo novo da tecnologia — conta.

Há três anos, após perceber a necessidade dos próprios familiares idosos, o administrador e sócio proprietário da Integrar Terceira Idade, Guilherme Gonçalves, criou uma página no Facebook para dar dicas de tecnologia e uso da internet pelos idosos. Passou, também, a dar aulas particulares.

— Muitos deles moram sozinhos, têm dificuldade de locomoção e, se souberem chamar um táxi ou a farmácia por meio de um aplicativo, a vida deles fica muito mais fácil e segura - comenta Guilherme.

O principal ponto destacado pela idosa foi a paciência do professor em ensinar. Virtude que também a família deve ter para apoiar o idoso.

— Ele foi no meu ritmo, e acredito que isso me ajudou a aprender mais rápido — conta Natalina.

Porque estar na internet faz bem

Foto: Montagem sobre fotos / Divulgação

Para a psicóloga e especialista em terceira idade Irani Arginon, existem muitos aspectos positivos em os idosos estarem conectados. Confira!

- Aproximação com familiares e amigos que estão longe.
- Viajar por meio da internet, ver fotos, pesquisar sobre lugares que querem conhecer.
- Não precisar sair de casa para fazer coisas básicas, como comprar um remédio ou pedir comida.
- Diminui as chances de depressão e ansiedade.
- Oportunidade de manter a mente ativa, sempre aprendendo algo novo.

Mas, cuidado: Irani alerta que a tecnologia não pode eliminar o convívio direto.

- Às vezes, só querem receber um bom dia, um coraçãozinho por mensagem, mas precisam estar junto com a família, passear. É preciso ter equilíbrio.

Onde aprender

Foto: Morguefile / Divulgação

A Secretaria Adjunta do Idoso de Porto Alegre oferece gratuitamente, nos telecentros espalhados pela cidade, cursos de informática básica e acesso às redes sociais para a terceira idade. Clique neste link e consulte todos os locais, com endereço e telefone. 

Especial para a melhor idade

Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS

O mês do idoso está acontecendo em Porto Alegre desde o dia 26 de setembro e segue até 28 de outubro. A Secretaria Adjunta do Idoso promove, neste período, mais de cem atividades direcionadas ao público da terceira idade. 

Quem quiser pegar a programação completa deve comparecer à Rua dos Andradas, 1643, 5° andar, no Centro, ou acessar este link.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • Bibii_brm7

    Bibii_brm7

    BiancaRT @ou_antonio: Em 5 dias, em 2 capas, o Diário Gaúcho resumiu o ano perfeito para nós gremistas https://t.co/AlFaJPCbithá 41 minutosRetweet
  • SouDiabolico

    SouDiabolico

    Eden HazardMinha fase está tão critica que eu estou pensando em seriamente me inscrever no Clube Dos Corações Solitários do Diario Gauchohá 49 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros