Notícias



Acessibilidade

Alvorada conta com Central de Interpretação de Libras para atendimento a deficientes auditivos

Desde agosto, população surda de Alvorada conta com serviço de intérprete para ter acesso a atendimentos em órgãos públicos

26/11/2016 - 10h04min

Atualizada em: 26/11/2016 - 10h05min


Roberta Schuler
Enviar E-mail
Juliana é a coordenadora da Cil e atendeu 19 pessoas na última semana

Desde agosto deste ano, Alvorada é a única cidade da Região Metropolitana a contar com a Central de Interpretação de Libras (Cil). Parte do programa Viver sem limite, dentro do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, tem como objetivo garantir um atendimento de qualidade a pessoas com deficiência auditiva por meio de serviços de tradução e interpretação.

Conforme a Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Horizontina (junto à Rodoviária) e Parobé completam a lista de municípios que contam com Cil no Estado.

Leia mais:
Estatuto da Pessoa com Deficiência entra em vigor no Brasil
Fotógrafa cria projeto para valorizar crianças com deficiência

A auxiliar administrativa Elisângela Alves Ferraz, 40 anos, do Bairro São Pedro, em Alvorada, soube da existência da central numa reunião de surdos. Ela já utilizou o serviço da Cil para buscar atendimento na Previdência Social e no cartório e considera muito importante para a comunidade surda:

– Sozinha, era complicado entender e me comunicar com eles. A Cil ajudou muito, a intérprete é excelente – informou Elisângela.

O atendimento é oferecido para a população de Alvorada

De acordo com a coordenadora da Central de Interpretação de Libras, Juliana Beppler, só na última semana foram realizados 19 atendimentos – desde agosto, o número já passa de cem e a estimativa é de que que haja uma população de mil pessoas surdas em Alvorada.

Uma delas foi uma mulher surda de 34 anos, vítima de violência doméstica, que precisou do trabalho de Juliana como intérprete para buscar atendimento no Hospital de Alvorada, registrar ocorrência na polícia e no Departamento Médico Legal.

– Eles se sentem mais confiantes, têm mais força para lutar pelos seus direitos, se sentem muito mais valorizados. São cidadãos – observa Juliana, que é formada no curso de tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais-Português e tem Prolibras (Exame Nacional para Certificação de Proficiência no uso e no ensino de Libras e para Certificação de Proficiência na tradução e interpretação de Libras/Português/Libras).

Leia outras notícias

Em Libras, a sinalização da palavra "Central"

A coordenadora realiza o trabalho de intérprete para que surdos e deficientes auditivos possam acessar órgãos como fórum, defensoria pública, hospital, posto de saúde, prestadores de serviço de água e esgoto, prefeitura, entre outros. Além disso, oferece atendimento pelo Facebook, por meio de vídeo, e também se comunica por WhatsApp com quem precisa da Cil. Já existem atendimentos agendados para o próximo mês e para 2017.

Serviço

/// A Cil fica na Rua Porto Rico, 75, sala 205, no Centro, ao lado da prefeitura de Alvorada, na parada 48. O atendimento gratuito é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Podem solicitar moradores de Alvorada.

/// O contato também pode ser feito por e-mail cil@alvorada.rs.gov.br, ou pelo Facebook, na página Cil Alvorada.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias