Empregos



Emprego

Estado tem 488 vagas temporárias abertas: saiba como garantir uma delas 

Levantamento feito pela reportagem identificou dezenas de oportunidades

30/11/2016 - 19h53min

Atualizada em: 30/11/2016 - 19h59min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

Outrora a via de escape para quem busca emprego, as vagas temporárias patinam neste final de ano: as empresas estão contratando menos, e parte delas irá remanejar os quadros para cobrir férias e povoar caixas e balcões nos horários de maior movimento.

Conforme levantamento da reportagem, há neste momento 488 vagas para temporários abertas nas principais agências do Estado. Algumas das grandes redes, lojas e supermercados que pretendiam recrutar temporários o fizeram no início de novembro, mas ainda há oportunidades à disposição para diferentes ocupações.

– O que temos visto é que as vagas temporárias se reduziram bastante neste ano – afirma a gerente do Sine de Porto Alegre, Ângela Oetinger.

Leia mais
Confira outros concursos públicos com inscrições abertas no RS
Veja sete dicas para montar um currículo campeão

Enquanto em 2015, 20 empresas haviam enviado ofertas de trabalho de verão para o Sine, neste ano, foram apenas seis. Resultado: ao invés das 500 vagas que habitualmente abrem neste período, estão disponíveis pouco mais de cem. Ângela afirma que algumas das grandes redes recrutaram funcionários em caráter definitivo meses atrás, já os preparando para o final do ano.

– Como há muita gente procurando emprego, também cresceu a exigência por qualificação – alerta a gerente.

Empresa que costuma registrar centenas de vagas ao final de ano, com recrutamento de promotoras de vendas, desta vez a Essência Promoções teve demanda fraca: apenas 65 vagas surgiram. Ano passado, foram 450.

– Talvez em razão da crise, as empresas passaram a contratar menos gente para fazer as ações. Em vez de dez meninas para trabalhar em uma sessão de degustação, chamam três – diz Tâmara da Silva, Gerente Operacional da Essência.

Nos supermercados, a abertura de postos de trabalho foi mais generosa, se assemelhando ao ano de 2016. O Instituto Segmento apurou que 35% dos supermercadistas gaúchos farão contratações de temporários para o período de fim de ano. Ao todo, serão criadas 3 mil vagas de trabalho temporário no setor para o período de Natal, Ano-Novo e veraneio. As maiores redes, como Asun e Nacional, já recrutaram. A expectativa é de que parte dos contratados permaneçam.

– Cerca de 15% destes temporários deverão ser efetivados – projeta Antonio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas).

ONDE ESTÃO AS VAGAS

SINE-RS/FGTAS

Vagas: 276, em Porto Alegre, Serra Gaúcha, Interior e Litoral
Cargos: embalador, vendedor, servente de obras, fabricação de vinhos, atendente de lojas e mercados, operador de caixa e auxiliar nos serviços de alimentação
Endereços: há vários Sines pelo Estado. Em Porto Alegre, o atendimento na unidade do Centro ocorre na rua Rua José Montaury, 31, das 8h às 17h.
Informações: site fgtas.rs.gov.br

SINE PORTO ALEGRE

Vagas: 102
Cargos: serviços gerais, auxiliares de loja e assistentes comerciais
Endereços: Av. Sepúlveda, s/nº, Centro de Porto Alegre. Das 8h às 17h
Informações: portoalegre.rs.gov.br/sinepoa

ESSÊNCIA PROMOÇÕES

Vagas: 65 para Porto Alegre e cidades da Região Metropolitana
Cargos: degustadoras, demonstradora, promotores de vendas, atendentes, vendedores e caixa operador
Endereço: Rua Paulo Setúbal, 205, Bairro Passo d'Areia, Porto Alegre, das 8h30min às 18h15min.
Informações: mande e-mail para recrutamento@essenciapromocoes.com.br

LUANDRE SOLUÇÃO EM RH

Vagas: 40
Cargos: nas áreas de produção, transporte e vendas
Informações: cadastre-se no site luandre.com.br

TEZÃO MODAS (Loja de confecções)

Vagas: 5 para Capão da Canoa, Tramandaí e Torres
Cargos: vendedores
Endereço: Rua Sepé, 1.909, Centro de Capão da Canoa, e Avenida Fernandes Bastos, 1.201, em Tramandaí
Informações: envie currículo para tadeu@tezao.com.br

Fique atento!

Além das vagas convencionais, essa época do ano pode ser uma boa ocasião para buscar estágios. No CIEE-RS, por exemplo, há 1.475 vagas para estágio, principalmente nas áreas de Administração, Direito, Ensino Médio, Pedagogia e Engenharias. Sendo 638 em Porto Alegre, 315 para a Região Metropolitana, 43 para o Litoral e 479 para cidades do Interior. Mais informações em www.cieers.org.br .

========

DICAS PARA CONSEGUIR O TRABALHO

/// As lojas que mais contratam nesta época são de roupas e brinquedos, além de bares e restaurantes. Mire nessas para enviar o currículo.

/// Fique atento ao noticiário e procure oportunidades em sites de empregos, de entidades lojistas, em classificados e nas agências do Sine.

/// Demonstre flexibilidade de horário. Como a maior parte das vagas está no comércio, é preciso estar disposto a trabalhar à noite e aos finais de semana.

/// Como boa parte das vagas não exigem experiência, foque em suas habilidades no currículo e na entrevista: motivação, trabalho em equipe e vontade de aprender, por exemplo.

/// Se já teve experiência em emprego temporário, não deixe de destacar no currículo.

/// Parte das vagas temporárias paga por performance, então faça uma autoavaliação: em que você é melhor e no que tem mais chance de se destacar?

/// Aparência conta na entrevista de trabalho, especialmente para quem vai trabalhar com atendimento. Use roupa adequada.

FONTE: Sindilojas, Sine-RS, Sine-POA e portal Vagas Profissões


MAIS SOBRE

Últimas Notícias