Imigrantes senegaleses celebram festa religiosa no Centro de Porto Alegre - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Cultura e religião20/11/2016 | 18h09Atualizada em 20/11/2016 | 18h09

Imigrantes senegaleses celebram festa religiosa no Centro de Porto Alegre

Comunidade do Senegal festejou o Grand Magal de Touba com caminhada, cantos, orações e gestos de solidariedade.

Centenas de senegaleses tomaram as ruas centrais da Capital na manhã deste sábado para a celebração religiosa Grand Magal de Touba (Grande Festa de Touba). Com um canto forte na língua wolof e roupas chamativas, eles chamaram a atenção de quem passava pelas imediações do Mercado Público. 

Além de orações e de uma caminhada, os participantes da festa distribuíram café e lanches para moradores de rua e fizeram doações de sangue no HPS. Segundo representantes da comunidade, há cerca de 2 mil senegaleses vivendo em Porto Alegre. 

Em carta, antropólogos cobram prefeito de Caxias por chamar imigrantes negros de "bando"

Senegaleses espalhados por todo o mundo realizam os festejos no mesmo dia: é o 18º dia do calendário lunar, que corresponde à data da partida do líder religioso Cheikh Ahmadou Bamba Mbacké para o exílio, em 1895. É o principal evento religioso do Senegal, uma celebração onde peregrinos vão até a Grande Mesquita reafirmar seu compromisso com a confraria fundada por Ahmadou Bamba. Os fiéis esperam durante horas para poder se aproximar do mausoléu de Bamba e dos seus descendentes. O Magal permite também aos fiéis encontrar os seus chefes espirituais, que dão conselhos para o ano vindouro.

Senegaleses desfilaram pela Rua Voluntários da Pátria  Foto: Luiz Armando Vaz / Agencia RBS


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • DarskiVanessa

    DarskiVanessa

    Vanessa@Vagner_LM aí tu vai pro mural da página de crimes do Diário Gaúcho ♥️há 4 horas Retweet
  • lizilha_

    lizilha_

    liz@AndreSousa__ diário Gaucho? me aguarde sendo assessora de imprensa do real madrid 😝😝há 5 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros