Saiba quais os descontos que virão na segunda parcela do 13º salário - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu bolso30/11/2016 | 05h50Atualizada em 30/11/2016 | 05h50

Saiba quais os descontos que virão na segunda parcela do 13º salário

Tanto para trabalhadores quanto para aposentados, estão previstos abatimentos na segunda parcela do 13º salário. Entenda o que vai ser descontado no seu contracheque

Saiba quais os descontos que virão na segunda parcela do 13º salário Mauro Vieira/Agencia RBS
Entrada do 13º salário é sinônimo de alívio para algumas dívidas e esperança para compras de Natal Foto: Mauro Vieira / Agencia RBS

O esperado 13º salário está entrando na conta dos brasileiros e dando alívio nas dívidas, além de esperança para realizar alguns sonhos de Natal. Mas é bom lembrar que, na segunda parcela, não vem a mesma metade do salário, como na primeira. Ocorrem descontos do imposto de renda e da Previdência.

— Há outros descontos, mas específicos, como pensão alimentícia e eventuais empréstimos consignados. Mas no caso da pensão, é preciso que esteja expresso no acordo — explica a advogada trabalhista Marúcia Oliveira Rodrigues.

Leia mais:
Como fazer o 13º render mais
Prazos, descontos, cálculos: conheça os direitos de quem recebe o 13º salário

Também há diferenças entre quem está sob o regime geral da Previdência, pelo INSS, e os servidores públicos em regimes específicos. Municípios, Estados e União têm regramentos próprios para esses descontos. Quanto ao imposto de renda, a Receita Federal aplica as mesmas regras para todos.

— Trata-se de um cálculo muito difícil de estar errado. Mas é importante conferir sempre o valor descontado — orienta o auditor da Receita Federal de Porto Alegre André de Magalhães Bravo.

Os aposentados e pensionistas do INSS começaram a receber na quinta-feira da semana passada a segunda parcela do 13º salário. O valor será depositado junto do pagamento da folha de novembro, seguindo calendário até 7 de dezembro. É possível consultar o extrato e saber o valor exato a receber. Essa opção está disponível na internet.

Trabalhadores da iniciativa privada devem receber a primeira parcela da gratificação até esta quarta-feira. A segunda, até 20 de dezembro.

Quanto aos trabalhadores do Executivo estadual, as dificuldades para o pagamento do 13º salário persistem. Pela proposta que está na Assembleia, o governo quer autorização legal para pagar 50% até o final do ano e pedalar os outros 50% para até novembro do ano seguinte.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • pfvrxx

    pfvrxx

    narina talvez marina@jugarciarp @falandocarioca @GauchoFalando @10Ronaldinho @diario_gaucho @JornaldoAlmoco_ @_OrgulhoGaucho @RdGaucha @Rafagaucho @vibeoutonohá 26 minutosRetweet
  • jugarciarp

    jugarciarp

    maio, junho, Júlia..@pfvrxx @falandocarioca @GauchoFalando @10Ronaldinho @diario_gaucho @JornaldoAlmoco_ @_OrgulhoGauchohá 28 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros