Vida e Estilo



Seu bolso

Saiba quais os descontos que virão na segunda parcela do 13º salário

Tanto para trabalhadores quanto para aposentados, estão previstos abatimentos na segunda parcela do 13º salário. Entenda o que vai ser descontado no seu contracheque

30/11/2016 - 05h50min

Atualizada em: 30/11/2016 - 05h51min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail
Entrada do 13º salário é sinônimo de alívio para algumas dívidas e esperança para compras de Natal

O esperado 13º salário está entrando na conta dos brasileiros e dando alívio nas dívidas, além de esperança para realizar alguns sonhos de Natal. Mas é bom lembrar que, na segunda parcela, não vem a mesma metade do salário, como na primeira. Ocorrem descontos do imposto de renda e da Previdência.

– Há outros descontos, mas específicos, como pensão alimentícia e eventuais empréstimos consignados. Mas no caso da pensão, é preciso que esteja expresso no acordo – explica a advogada trabalhista Marúcia Oliveira Rodrigues.

Leia mais:
Como fazer o 13º render mais
Prazos, descontos, cálculos: conheça os direitos de quem recebe o 13º salário

Também há diferenças entre quem está sob o regime geral da Previdência, pelo INSS, e os servidores públicos em regimes específicos. Municípios, Estados e União têm regramentos próprios para esses descontos. Quanto ao imposto de renda, a Receita Federal aplica as mesmas regras para todos.

– Trata-se de um cálculo muito difícil de estar errado. Mas é importante conferir sempre o valor descontado – orienta o auditor da Receita Federal de Porto Alegre André de Magalhães Bravo.

Os aposentados e pensionistas do INSS começaram a receber na quinta-feira da semana passada a segunda parcela do 13º salário. O valor será depositado junto do pagamento da folha de novembro, seguindo calendário até 7 de dezembro. É possível consultar o extrato e saber o valor exato a receber. Essa opção está disponível na internet.

Trabalhadores da iniciativa privada devem receber a primeira parcela da gratificação até esta quarta-feira. A segunda, até 20 de dezembro.

Quanto aos trabalhadores do Executivo estadual, as dificuldades para o pagamento do 13º salário persistem. Pela proposta que está na Assembleia, o governo quer autorização legal para pagar 50% até o final do ano e pedalar os outros 50% para até novembro do ano seguinte.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias