Véspera do feriado terá a maior Superlua em quase 70 anos  - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Beleza no céu11/11/2016 | 11h55Atualizada em 11/11/2016 | 12h20

Véspera do feriado terá a maior Superlua em quase 70 anos 

Aparência é que satélite ficará maior e mais brilhante que o normal

Véspera do feriado terá a maior Superlua em quase 70 anos  Anderson Fetter/Agencia RBS
Foto: Anderson Fetter / Agencia RBS

Não é uma notícia boa, mas duas: o feriadão do dia 15 de novembro será coroado com uma Superlua considerada a maior dos últimos 70 anos. O fenômeno está previsto para ocorrer na noite de segunda-feira, dia 14, véspera do feriado, o que gera expectativa nos brasileiros.

A superlua é quando a lua atinge o perigeu, o ponto mais próximo da Terra. Para quem estiver olhando, ela parecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. 

Não é raro que a lua fique desta forma. No dia 16 de outubro houve uma superlua que ficou a 357 mil quilômetros da Terra. A novidade da próxima aparição é que o satélite ficará ainda mais pertinho de onde vivemos: apenas 356,509 mil quilômetros de distância. A última vez que esteve tão perto foi em 1948. A previsão é que isso volte a ocorrer somente no ano de 2034. A terceira superlua de 2016 está prevista para 14 de dezembro.

A melhor forma de admirar o fenômeno é ir para uma lugar aberto, longe da cidade e com pouca iluminação. Apesar da previsão de nebulosidade e chuva e algumas regiões do Brasil, já tem gente planejando luau e até tirando do armário a máquina fotográfica.

Confira outras reações dos internautas:

Leia outras notícias


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • DarskiVanessa

    DarskiVanessa

    Vanessa@Vagner_LM aí tu vai pro mural da página de crimes do Diário Gaúcho ♥️há 4 horas Retweet
  • lizilha_

    lizilha_

    liz@AndreSousa__ diário Gaucho? me aguarde sendo assessora de imprensa do real madrid 😝😝há 5 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros