10 dicas para ajudar o seu animalzinho a não sofrer durante a queima de fogos de artifício - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

O terror dos bichos07/12/2016 | 12h48Atualizada em 07/12/2016 | 12h48

10 dicas para ajudar o seu animalzinho a não sofrer durante a queima de fogos de artifício

É possível amenizar ou evitar o sofrimento dos animais de estimação durante a queima de rojões

10 dicas para ajudar o seu animalzinho a não sofrer durante a queima de fogos de artifício Divulgação/Divulgação
Foto: Divulgação / Divulgação
Ana Karina Giacomelli
Ana Karina Giacomelli

ana.karina@diariogaucho.com.br

Os animais costumam se assustar com o barulho de fogos e rojões. Cães e gatos têm a audição muito sensível e, dificilmente, vão se adaptar aos sons muito fortes. O pânico desorienta o animal, que tende a correr desesperado e sem destino. Para evitar transtornos durante decisões de campeonatos de futebol ou festas de final de ano, garanta condições mínimas de segurança e um ambiente tranquilo para o seu amigo de quatro patas.

A Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal (Arca Brasil) listou dez maneiras de amenizar o incômodo e evitar situações de risco para seu animalzinho de estimação durante este período. Confira!

Leia mais
Como evitar que seu animal de estimação lhe transmita doenças
Dicas para viajar com seu animalzinho de carro, ônibus e avião

1. Coloque uma placa de identificação na coleira com o número do seu telefone (residência e celular), essencial para o caso de fugas. A coleira deve ser elástica, para evitar enforcamentos ao se prender em galhos ou outro objeto. O microchip é uma identificação definitiva, mas não elimina a necessidade da plaquinha.

2. Verifique se muros, cercas e portões encontram-se em bom estado e são suficientes para impedir fugas, mesmo que o animal esteja apavorado. Pouco antes do horário mais crítico da queima de fogos, acomode o bicho em um ambiente o mais protegido possível dos barulhos, dentro de casa ou em área externa em que ele fique isolado dos perigos.

3. Nunca deixe seu cão preso em corrente. Na hora do pânico, ele pode se machucar e até se enforcar. Se tiver mais de um, evite deixá-los juntos por precaução. Excitados pelo barulho, eles podem brigar e se ferir gravemente.

4. Dê alimentos leves durante o dia, evitando os distúrbios digestivos provocados pela agitação e pelo pânico.

5. Antes da queima de fogos, aproxime seu animal da tevê ou do aparelho de som e, aos poucos, vá aumentando o volume para que ele se acostume com o som alto.

Foto: Stock.xchng / divulgação

6. Se mora em apartamento, verifique se as telas de proteção estão firmes e seguras. Se não tiver tela, jamais deixe as janelas abertas, sobretudo se você tem gatos e não estiver em casa na hora dos rojões.

7. Apesar de desconfortáveis, tampões de silicone ou algodão podem ser utilizados, mas devem ser retirados assim que o barulho cessar.

8. Saia para passear, correr e brincar com o seu cão várias vezes no dia das comemorações, assim, ele estará mais cansado durante a queima de fogos e o medo dos rojões terá uma ação menor.

9. Para os gatos, procure criar um cantinho só para eles, fazendo tocas com cobertores para aumentar a sensação de proteção. Abra portas de armários e deixe os lugares que eles gostam acessíveis, além de água, comida e areia próximos.

10. Consulte um veterinário para saber sobre medicações e calmantes que podem tranquilizar seu bichinho. Muitas pessoas utilizam florais, que são essências extraídas de flores silvestres e auxiliam no equilíbrio das emoções. Os florais não têm contraindicações, mas é importante nunca dar medicamentos ao animalzinho sem a indicação médica.


Leia outras notícias sobre animais


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • diario_gaucho

    diario_gaucho

    Diário Gaúchohttps://t.co/uSPMAIb97Qhá 32 minutosRetweet
  • deividnostrani

    deividnostrani

    DeividMina pq tu parece livro de colorir do Menino Maluquinho q veio de brinde no diário gaúcho 2002 dia das crianças por + 2,90$$há 1 horaRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros