Notícias



Genética?

12 mitos e verdades sobre cabelo branco

Especialista ressalta os principais fatos que todos devem saber sobre essas famosas madeixas

05/12/2016 - 16h50min

Atualizada em: 05/12/2016 - 16h54min


Ana Karina Giacomelli
Ana Karina Giacomelli
Enviar E-mail
Cabelos brancos é monda entre os famosos

É cada vez mais comum encontrarmos pessoas felizes com seus cabelos brancos. O look estiloso e elegante tem encorajado homens e mulheres a assumir as madeixas. Mas essa tendência ainda não é unânime, principalmente, entre as mulheres. E quando se trata de vaidade, surge uma série de dúvidas sobre o assunto: cabelo branco é hereditário? Arrancar um fio faz crescer outros tantos? Estresse pode causar o embranquecimento do cabelo?

Leia mais
Bebê com mecha branca no cabelo faz sucesso nas ruas e na internet
Cansou do cabelo liso? Veja como funciona a transição capilar para ter seus cachos de volta

Para desmistificar alguns mistérios, o Diário Gaúcho conversou com a dermatologista Giselle Martins, responsável pelo ambulatório de doenças de cabelo da Santa Casa de Porto Alegre. Confira!

1. Jovens e crianças podem ter cabelos brancos?
Verdade.
Não existe uma idade para os cabelos brancos aparecem. É possível ver adolescentes com fios brancos e pessoas de 50 anos sem nenhum. Em uma família com três irmãos, por exemplo, pode acontecer de o filho mais jovem ter cabelos brancos e o mais velho ainda não ter.

2. Ter cabelo branco ainda jovem é "de família" (hereditário)?
Verdade. Na grande maioria dos casos. A canice (embranquecimento dos fios) ocorre tanto por fatores genéticos quanto ambientais e, inclusive, por problemas capilares ou da pele. Doenças como vitiligo, por exemplo, podem afetar a pele do couro cabeludo e deixar os fios brancos.

3. Arrancar fios brancos faz aparecer outros em maior quantidade?
Mito.
Mas nem por isso devemos arrancá-los, porque o puxão repetido pode fazer com que o fio não cresça mais causando uma perda permanente conhecida como alopecia de tração.

Arrancar os fios brancos pode fazer com que não cresça mais outro fio no local

4. Fumar influencia no crescimento de cabelos brancos?
Mito.
Cigarro não ajuda nem atrapalha. O tabagismo não tem nenhuma influência no crescimento e ciclo capilar, segundo a dermatologista.

5. Cabelos brancos são mais resistentes do que os com pigmentação?
Mito.
Ambos, quando saudáveis, são resistentes. O que acontece é que os fios brancos são esteticamente mais secos e irregulares, mas não mais fracos.

6. Fios brancos podem amarelar?
Verdade. Os fios de cabelo branco, em contato com determinados produtos químicos, podem ficar amarelados. O uso de xampus com pigmentos escuros ou o cabelo em contato com a água da piscina pode deixar o fio mais amarelado.

7. Estresse pode causar o surgimento de fios brancos?
Verdade. Acredita-se que o embranquecimento dos fios seja uma combinação de fatores genéticos e externos, como o estresse, por exemplo.

Embranquecimento dos fios por ser causado pelo estresse

8. Existem tipos diferentes de cabelos brancos?
Mito.
Entre os fios brancos não existe diferença. O que acontece é que eles são mais grossos e irregulares do que o cabelo normal (pigmentado).

9. Cabelos brancos são mais rebeldes do que os fios normais?
Verdade. Por serem fios irregulares, consequentemente, são mais difíceis de arrumar ou deixar liso.

10. Mulheres têm mais cabelos brancos do que os homens?
Mito. A quantidade de fios brancos não é influenciada pelo sexo da pessoa.

11. Vitamina B12 ajuda a evitar fios brancos?
Mito. Nenhum alimento, até hoje, mostrou ser efetivo na prevenção. Já se provou a existência de substâncias que ajudam na prevenção. No entanto, por ser necessário usar doses alta de tais medicamentos, não se prescreve na prática médica, por conta dos riscos.

12. Podem surgir cabelos brancos em outras partes do corpo?
Verdade. Qualquer parte do corpo que tenha fios pode sofrer embranquecimento como sobrancelhas, pelos dos braços e pernas. No entanto, com o envelhecimento, perdemos muitos destes fios e, por isso, eles acabam não sendo muito vistos.

Leia outras notícias




MAIS SOBRE

Últimas Notícias