Notícias



Acerto de Contas

Aproveitamento integral de alimentos garante economia na cozinha

Que tal usar folhas de beterraba e de cenoura ou cascas de abacaxi para deixar os pratos mais gostosos e nutritivos? 

13/12/2016 - 08h03min

Atualizada em: 13/12/2016 - 08h03min


Giane Guerra
Giane Guerra
Enviar E-mail
Deliciosos e nutritivos

A coluna Acerto de Contas fã do aproveitamento integral de alimentos. Além de não jogarmos nutrientes no lixo, economizamos uma boa grana.Veja algumas descobertas recentes:

- Ferva a casca do abacaxi. Pode servir o líquido quente como chá ou gelado como suco. Um punhado de cascas pode ser fervido três vezes ou mais. Dê preferência para a fruta orgânica.

Leia mais

Que tal ganhar uma renda extra fazendo compras no súper? Veja como

Organize o seu dinheiro para reduzir os gastos: conheça a técnica dos envelopes

- Refogue folhas de beterraba como se fossem folhas de couve. Inclusive, pode refogar com os talos picadinhos. São cheios de fibras e têm gosto adocicado. Agrada o paladar das crianças, principalmente. Pode usar manteiga, um bom óleo e até uma colher pequena de banha para refogar. Se quiser, pode estalar ovos em cima e fechar a panela para cozinhar.

- As folhas da cenoura substituem a salsa para temperar a comida. São amargas, mas podem ser combinadas com as folhas de beterraba. Ficam ótimas no arroz.

- Borra de café, casca de ovo e casca de banana dão um ótimo adubo para a horta de casa. O engenheiro agrônomo Cláudio Nunes sugere bater tudo com água no liquidificador, deixar uma noite fermentando e jogar na horta. Cálcio, potássio e prevenção de pragas a "zero pila".



MAIS SOBRE

Últimas Notícias