Conheça os segredos de Emma Morano, a única pessoa viva que nasceu nos anos 1800 - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

117 anos05/12/2016 | 16h23Atualizada em 05/12/2016 | 16h23

Conheça os segredos de Emma Morano, a única pessoa viva que nasceu nos anos 1800

Italiana tem dieta alimentar baseada em ovos e está solteira há quase 80 anos

Conheça os segredos de Emma Morano, a única pessoa viva que nasceu nos anos 1800 Olivier Morin / AFP/AFP
Foto: Olivier Morin / AFP / AFP
Diário Gaúcho
Diário Gaúcho

Aos 117 anos, Emma Morano é considerada pelo Guinness Book — o Livro dos Recordes — a pessoa viva mais velha do mundo. Também é a única que nasceu no século XIX, mais precisamente em 29 de novembro de 1899.

Recentemente ela revelou alguns dos segredos que a mantém viva por tanto tempo. Dentre eles, dois chamaram bastante a atenção: alimentação e relacionamento.

Emma afirmou que, durante quase um século, comeu três ovos diários — dois crus e um cozido — com um pouco de carne e poucas frutas ou verduras. Também disse que depois de um casamento mal sucedido se separou em 1938 e passou os 78 anos seguintes solteira.

Leia mais
Réplica do Titanic começa a ser construída na China. Veja fotos comparativas
O cão com maior rabo, o gato mais comprido... Veja animais que estão no Livro dos Recordes

Ela trabalhou até os 75 anos em uma fábrica de bolsas e sempre gostou de viver sozinha. Porém, desde os 115 anos passou a contar com a ajuda de uma auxiliar de enfermagem em tempo integral.

Isso porque ela raramente sai de casa, escuta pouco, fala com dificuldades, mal consegue assistir a televisão e passa grande parte do dia dormindo. Sobre visitas, ela contou:

— As pessoas vêm. Não convido ninguém, mas elas vêm. Da América, da Suíça, da Áustria, de Turim, de Milão... Vêm de todas as partes para me ver!

Famosa na região de Piemonte, no Norte da Itália, onde nasceu, Emma ganhou como homenagem uma peça de teatro — Viagem Musical Através de Três Séculos — e uma biografia — A Mulher que Viu Três Séculos.

Foto: Olivier Morin / AFP

* Com informações de AFP


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • decio_azevedo

    decio_azevedo

    Decio Azevedo@felipedaroit @cid_martins Se for verdade isso...pelo amor de Deus né...É só pegar o classificado do Diário Gaúcho… https://t.co/qnQNJp1qrehá 3 minutosRetweet
  • azeredo1975

    azeredo1975

    Ricardo A Azeredo.@RdGaucha @rdgrenal @correio_dopovo @rbsnoticias @diario_gaucho @Grupo_RBShá 2 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros