Na estrada
Quem pode viajar de graça ou ganhar descontos nas passagens
Alguns passageiros têm benefícios previstos em viagens intermunicipais e interestaduais. Confira como solicitá-los
A passagem para sexta-feira já está garantida para a aposentada Izaura Pereira, 66 anos, moradora de Gravataí. Ela foi ao guichê preferencial para idosos da rodoviária de Porto Alegre e comprou o bilhete para Teutônia. E o que foi melhor ainda: com desconto de 40%.
– Para quem é aposentado, é um desconto muito bom. Para mim, ficou perto de R$ 14 a passagem – comemorou Izaura.
Leia também:
Rodoviárias começam a vender passagens de ida e volta no RS
Em casa ou na padaria? Escolha a melhor opção para assar o peru de Natal
Política Estadual de Mobilidade Urbana busca integração de modais e priorização do transporte coletivo
Benefícios como esse podem ser um incentivo para viagens intermunicipais e interestaduais neste final de ano. Nas duas modalidades, idosos são beneficiados. Nas viagens dentro do Estado, aposentados e pensionistas, a partir de 65 anos, têm 40% de desconto na passagem, limitado a dois bilhetes por ônibus.
No caso das viagens para outros Estados, é possível até viajar de graça: para pessoas a partir dos
60 anos, há reserva de dois lugares gratuitos por ônibus. Quando esgotados os dois lugares, a empresa deve conceder desconto de 50% no preço da passagem, sem limite de assentos.
Pessoas com deficiência têm passe livre garantido nas duas modalidades de viagem. Uma novidade é o incentivo para pessoas entre 15 e 29 anos. Quem tiver o ID Jovem, confeccionado gratuitamente pela internet, tem reserva de duas vagas gratuitas e duas vagas com desconto de 50% nas passagens interestaduais.