Você sabia que dar desconto para quem paga em dinheiro ou cheque é ilegal?  - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Acerto de Contas20/12/2016 | 17h35Atualizada em 20/12/2016 | 17h35

Você sabia que dar desconto para quem paga em dinheiro ou cheque é ilegal? 

Governo federal quer legalizar o desconto nas compras à vista

Você sabia que dar desconto para quem paga em dinheiro ou cheque é ilegal?  Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Você sabia que dar desconto para quem paga em dinheiro ou cheque é ilegal? O assunto gera discussão há anos entre lojistas e Procons. 

Muitas vezes, a gente vê essa opção no comércio. Uma das medidas anunciadas pelo governo federal é legalizar o desconto nas compras à vista. Deve ser por medida provisória e detalhada nos próximos dias. 

Entenda a Pec dos Gastos e o que muda com a sua aprovação 

Os Procons entendem que o Código de Defesa do Consumidor é claro ao proibir a diferenciação de preços para quem paga à vista, em cheque ou parcela a compra no cartão de crédito. O Judiciário vai nesta linha. 

Aproveitamento integral de alimentos garante economia na cozinha

Apesar da interpretação dos órgãos de defesa do consumidor, o varejo argumenta que o consumidor sairia ganhando. Receberia em forma de desconto a taxa que é cobrada pelas operadoras de cartão de crédito, que pode passar de 10%. Já os Procons questionam se esse repasse ocorreria. Ou seja, o comércio apenas elevaria o preço de quem optar por comprar com cartão de crédito.


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros