Notícias



De peixinho

Confiras as piscinas públicas de Porto Alegre que vão abrir nesta temporada

Com atraso de uma semana, piscinas públicas de Porto Alegre começam a abrir. Duas já estão funcionando. Ceprima abre neste final de semana

14/01/2017 - 07h03min

Atualizada em: 14/01/2017 - 07h04min


Aline Custódio
Aline Custódio
Enviar E-mail
Carlos Eduardo deu o primeiro tchibum nesta semana

O tão esperado tchibum do estudante Carlos Eduardo Bittencourt Fischer, 16 anos, nas águas cristalinas da piscina do Centro de Comunidade da Vila Floresta (Cecoflor) foi finalmente dado nesta semana, com a abertura de duas das sete piscinas públicas de Porto Alegre. Neste sábado, será reaberta a do Centro Comunitário Primeiro de Maio (Ceprima), no Bairro Santa Maria Goretti, na Zona Norte.

No final de 2016, na administração municipal anterior, ainda pairava a dúvida sobre a liberação das áreas devido a problemas na contratação da equipe de manutenção. Com a situação resolvida, a nova secretária do Desenvolvimento Social, Maria de Fátima Záchia Paludo, aprovou a abertura do Cecoflor e do Centro da Comunidade Parque Madepinho (Cecopam) na quinta-feira passada. – É um serviço maravilhoso, que não pode ser deixado de lado durante o ano inteiro – sustenta.

Leia mais:
Parque Estadual de Itapuã pode voltar a ter trilhas ecológicas
Cuidado com o golpe da conta de luz: saiba como não cair nesta cilada

A intenção da secretária é de, em breve, se reunir com o prefeito Nelson Marchezan e representantes da pasta de Obras para analisarem a possibilidade de a Secretaria Municipal de Obras se tornar a responsável pela manutenção das piscinas, que já têm mais de quatro décadas de uso. Por temporada, cerca de 150 mil pessoas frequentam as piscinas públicas espalhadas pela Capital. O custo com a temporada 2017 será de R$ 300 mil.
– Precisamos manter a limpeza e a manutenção também no inverno para não termos atraso na temporada de verão. Pretendo conversar com o prefeito para analisarmos a melhor solução – justifica Maria de Fátima.

Apesar dos atrasos e das dificuldades para cumprir o calendário desta temporada, quem já fez a inscrição no Cecoflor, por exemplo, está curtindo as duas piscinas depois de quase um ano de espera. É o caso de Carlos Eduardo, o jovem que não cansou de mergulhar nos dois primeiros dias de atividades.
– Neste calor danado, a piscina salva qualquer tarde quente _ afirma.

Henrique se divertiu nas águas do Cecoflor

Outro que estava com os óculos de natação guardado era Henrique da Silva Santos, 11 anos. Quando soube da liberação, correu para renovar a carteira de frequentador.
– Estava na expectativa desde o final do ano passado. Melhor estar aqui do que em casa, no calorão – resume o menino.

Cevi ainda não tem data para abrir
Inicialmente, a Secretaria pretendia abrir cinco piscinas até o final desta semana, mas a do Centro de Comunidade da Vila Restinga (Cecores) está com problemas de pressão na água e a do Centro de Comunidade Vila Ingá (Cevi) enfrentou problemas nas bombas depois de ficar uma temporada sem uso.
– A do Cecores, na pior das hipóteses, deve ser aberta até a próxima semana. Já a do Cevi não sabemos ainda a extensão do problema técnico. Por isso, não tenho como dar certeza da abertura – diz a secretária.

Outras duas já tiveram o destino traçado por vandalismo e problemas técnicos: as do Centro de Comunidade George Black (Cegeb), no Bairro Medianeira, e do Centro de Comunidade Vila Elizabeth (Cecove), no Bairro Sarandi, não voltarão a funcionar. Se depender da Secretaria de Desenvolvimento Social, ambas estão aposentadas.

Saiba mais
* Qualquer morador de Porto Alegre pode frequentar as piscinas.
* Para fazer a carteira de frequentador é preciso ir a um dos Centros em funcionamento e apresentar carteira de identidade ou certidão de nascimento e uma foto 3x4.
* Crianças menores de 12 anos devem comparecer com o responsável.
* Os Centros oferecem aulas de natação e hidroginástica, de terças a sextas, e banho livre, de terças a domingos.

Piscinas abertas
* Cecoflor: Rua Irene Cappone Santiago, 290, Bairro Jardim Floresta
* Cecopam: Rua Arroio Grande, 50, Bairro Cavalhada
Piscina que reabre neste sábado
* Ceprima: Rua São Nicolau, s/n, Bairro Santa Maria Goretti
Piscina que deve reabrir na próxima semana
Cecores: Rua Economista Nilo Wülff, s/n, Bairro Restinga Nova



MAIS SOBRE

Últimas Notícias