Notícias



Problema Resolvido

Depois de quase "engolir" terreno, cratera é fechada em Viamão

Serviço incluiu reparos na rede de esgoto pluvial e cloacal 

13/01/2017 - 08h17min

Atualizada em: 13/01/2017 - 09h16min


Carolina Lewis
Carolina Lewis
Obra foi realizada no final de 2016

Após pouco mais de um ano de espera, recentemente teve fim a preocupação da cuidadora de idosos Celanira Cuimbra, 71 anos, do Bairro Jardim do Cocão, em Viamão.

Desde novembro de 2015, a moradora da Rua La Plata aguardava o fechamento de uma cratera dentro do pátio da residência onde mora. O problema, ocasionado a partir da queda de uma barreira de pedras que dividia a casa de um córrego, foi resolvido no dia 30 de dezembro.

– Durante um ano, fui todas as semanas à prefeitura. Estou contente, pois o buraco já estava levando boa parte do meu terreno – conta.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

O assunto foi notícia no Diário Gaúcho duas vezes em 2016. A primeira foi em agosto, quando a cerca da casa havia sido engolida pelo buraco, bloqueando a entrada de carros na garagem. O poste de luz da casa também foi afetado. Após a primeira reportagem, a Ceee instalou uma estrutura de sustentação. Já a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (SMOSP), na oportunidade, informou que não havia data definida para realização do serviço.

Em novembro, o Diário Gaúcho voltou a abordar a questão. Isso porque o buraco tinha tomado grandes proporções e nada havia sido feito pela prefeitura.

Cratera estava engolindo terreno

Após citar outras obras como prioridade para justificar o atraso no serviço, a Secretaria de Obras e Serviços Públicos prometeu a recuperação do terreno para a mesma semana.

Leia mais
Família de Viamão que perdeu tudo em incêndio no Ano-Novo precisa de ajuda para recomeçar a vida

Idosa de Alvorada aguarda há seis anos consulta com ortopedista para trocar prótese na perna esquerda
DMLU não cumpre prazo e escadaria em Porto Alegre segue sem serviço de capina desde novembro

Muro

O serviço levou um pouco mais de tempo para começar a ser feito. Conforme a secretaria, a obra foi iniciada na segunda quinzena de dezembro.

A empreitada, que incluiu reparos na rede pluvial e cloacal, além da construção de um muro de arrimo, que custou R$ 60 mil.

Agora, segundo Celanira, para o serviço ficar completo, só falta que a prefeitura faça a compactação da terra que cobre o local onde fica a nova rede de esgoto e a limpeza da rua.

Ainda assim, Celanira comemora pela realização da obra, pois "o principal já foi feito", garante, dizendo que já está providenciando uma nova cerca, um muro de contenção para evitar novas erosões.

Como está após o serviço

A SMOSP informou que "o solo ainda está passando por um processo natural de compactação e a terra que foi deixada no local ainda será usada para preencher alguns espaços".

Ainda segundo a secretaria, o trabalho já foi incluído no cronograma da pasta, entretanto não há previsão, pois as equipes estão concentradas nas regiões mais atingidas pelas chuvas dos últimos dias.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias