Notícias



Sulito

Mascote do movimento que quer separar o Sul do país vira piada nas redes sociais

Para secretária geral do grupo "O Sul é o Meu País", as críticas são como o ditado: "falem bem ou falem mal, mas falem de mim"

17/01/2017 - 14h09min

Atualizada em: 17/01/2017 - 16h33min


Um mapa da região Sul do Brasil com cabeça, braços, pernas e um boné do movimento "O Sul é o Meu País" virou piada nas redes sociais por ser o mascote do grupo que sonha em separar Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná do resto do Brasil. Apesar de não-oficial, o "Sulito", como foi chamado, foi criado por integrantes da comissão de Porto Alegre e Região Metropolitana para divulgar a próxima consulta popular, que será realizada em outubro.

Leia mais:
Movimento separatista realiza consulta popular sem validade sobre independência do sul do país
Governador de SC reage à ideia de separar Sul do restante do país
Por que o separatismo permanece vivo no Estado

Segundo Nana Freitas, integrante do movimento que participou da criação do desenho, não há qualquer significado por trás do fato de a cabeça do mascote ser o Paraná e o Rio Grande do Sul ser as pernas, por exemplo.

– Foi colocado pés e braços e o boné que usamos na consulta popular. Ninguém aqui é publicitário. A gente usa programas amadores para criar os conteúdos – disse Nana.

Após ser divulgado na conta do Facebook da 23ª Microrregião de Porto Alegre e Região Metropolitana, o "Sulito" foi compartilhado e chegou a ser um dos assuntos mais comentados do Twitter. Um dos memes criados para criticar a proposta mostra o "Sulito" unindo-se a movimentos separatistas de outros estados e criando um país com rosto de monstro.

Segundo a secretária geral do "O Sul é o Meu País", Anidria Rocha, de São Jerônimo, a repercussão do desenho despertou a possibilidade de o movimento lançar um concurso para definir um mascote oficial. Para Anidria, as críticas que o "Sulito" recebeu são positivas, mesmo à custa de risadas.

– É aquele ditado: falem bem ou falem mal, mas falem de mim. O pessoal dá risada, faz chacota, mas isso é bom. O movimento está sendo visto pelas pessoas.

De acordo com Anidria, cerca de 25 mil voluntários já se cadastraram para trabalhar na próxima consulta popular. Em urnas espalhadas por cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, as pessoas terão a oportunidade de dizer se são contra ou a favor de separar a região Sul do resto do Brasil e fundar um novo país.

No ano passado, de acordo com dados divulgados pelo movimento, cerca de 616 mil participaram da consulta, sendo que 95% teriam dito "sim" à proposta.

Confira outros memes:

Leia outras notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias