Porto Alegre



Calendário alterado

Modelo de Carnaval fora de época poderá ser mantido em Porto Alegre nos próximos anos

Liga das escolas de samba de Porto Alegre anunciou que, neste ano, desfiles serão realizados na semana em que a Capital comemora 245 anos

16/01/2017 - 17h22min

Atualizada em: 16/01/2017 - 17h30min


Bruna Scirea
Enviar E-mail

Quase um mês após a data nacional, o desfile de Carnaval de Porto Alegre em 2017 será realizado na semana em que a Capital comemora seus 245 anos. Nesta edição, por decisão da Secretaria Municipal da Cultura e da Liga Independente das Escolas de Samba de Porto Alegre (Liespa), a folia se concentrará no Complexo Cultural do Porto Seco nos dias 23 (Série Bronze), 24 (Série Prata) e 25 de março (Série Ouro).

De acordo com o coordenador de Manifestações Populares da Prefeitura de Porto Alegre, Érico Leotti, a Secretaria de Cultura e as escolas de samba passam por um momento de discussão sobre novos modelos para o carnaval na Capital. E não está descartada a possibilidade de os desfiles, nos próximos anos, seguirem coincidindo com o aniversário da cidade.

Leia mais:
Desfile de Carnaval de Porto Alegre tem data remarcada
Marchezan reafirma que Carnaval não receberá dinheiro da prefeitura

– Tudo é possível. Estamos trabalhando em um novo modelo. O ponto de partida é avaliar como se dará essa parceria entre as escolas e os patrocinadores, a iniciativa privada. Com isso, temos a oportunidade de construir um modelo diferente, que poderá ser viável e se consolidar nos anos seguintes – diz Leotti.

O adiamento dos desfiles foi a alternativa apresentada pelas escolas de samba ao governo municipal após o anúncio, na última semana, de que a prefeitura não disponibilizaria nenhum centavo dos R$ 7 milhões orçados para o evento. Com o prazo maior, a comunidade carnavalesca espera conseguir patrocínios mais expressivos junto à iniciativa privada.

– Acreditamos que ao coincidir a data do Carnaval com a do aniversário de Porto Alegre, estamos criando um novo apelo comercial que vai auxiliar na captação de recursos. Já existem investidores que regularmente lançam pequenos e médios aportes para os eventos de comemoração do aniversário da Capital. Eles poderão também viabilizar o Carnaval – afirma Juarez Gutierres o representante da Liespa.

Originalmente, os desfiles estavam marcados para os dias 10, 11 e 18 março, e discutia-se a possibilidade de não se realizarem no Complexo Cultural do Porto Seco. Se isso ocorresse, a competição entre as entidades carnavalescas seria comprometida, uma vez que os carros alegóricos dificilmente fariam parte das apresentações. Com a alteração da data e a confirmação da sede dos desfiles, está garantida a disputa entre as escolas de samba.

Para o presidente da Imperadores do Samba, Rodrigo Costa, o fato de os desfiles ocorrerem quase no mês de abril não deve resultar em um público menor nas arquibancadas do evento.

– Diante de tudo o que está acontecendo, um tempo a mais é a melhor coisa que poderia acontecer. E isso não somente para a Imperadores do Samba, mas para todo o Carnaval. Para quem quer que o carnaval saia, não importa se isso vai acontecer na data nacional, 15 dias depois, ou um mês depois, como é o caso. Para o povo carnavalesco não importa a data, mas sim que o desfile saia – diz Costa.

Na tentativa de cortar os custos, projeto original da pista foi totalmente reformulado pela liga. Será menor e com menos iluminação. O sistema de som deverá contar com um caminhão e não mais dois, como acontecia nos últimos anos. A previsão é de que a redução da estrutura garanta uma economia de pelo menos R$ 2 milhões.

Para viabilizar o Carnaval, a prefeitura montou um grupo de trabalho que tem a missão de auxiliar as escolas na busca por patrocínio. Segundo Gutierres, representante da entidade que reúne os carnavalescos, apesar dos esforços, é provável que não se consiga captar todo o recurso necessário para a realização do evento aos moldes tradicionais.

– O que poderá diminuir é a proporção dos desfiles. De acordo com o recurso que tivermos, poderemos inclusive adequar as regras. As escolas do Grupo Especial, por exemplo, são obrigadas a apresentar quatro alegorias. Por meio de um dispositivo, podemos fazer com que sejam obrigatórias somente três alegorias. Estamos procurando um caminho para manter o Carnaval em Porto Alegre, ainda que com uma estrutura menor e com outra proposta. Só que sem perder a plástica e o conforto – afirma o presidente da Liespa.

Carnaval fora de época no RS

O carnaval fora de época não é novidade no Estado. Há 12 anos, a folia em uma das principais avenidas de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, ocorre em março, e não em fevereiro. A data foi inicialmente postergada devido a uma ação judicial que proibia as escolas de samba de ultrapassarem a margem de pouco mais de 70 decibéis de ruído. Com isso, os ensaios tiveram de ser cancelados naquele ano, 2005. A decisão foi revertida, e o carnaval, adiado. Naquela oportunidade, por ser em data diferente, o Carnaval ganhou o apoio de especialistas do Rio Janeiro, além da maior participação do público. Desde então, a cidade realiza o desfile das escolas de samba semanas após a data nacional.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias