Notícias



Liberdade no cárcere

Vídeo mostra festa regada a música e drogas em presídio feminino do Recife

Secretaria de Segurança e Direitos Humanos de Pernambuco confirmou a autenticidade das imagens e informou que detentas foram punidas

10/01/2017 - 14h48min

Atualizada em: 10/01/2017 - 15h17min


Um vídeo gravado com celular mostra detentas fazendo uma festa dentro da Colônia Penal Feminina do Recife, em Pernambuco. Nas imagens, as mulheres aparecem dançando, conversando no celular e até ingerindo drogas.

A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco confirmou a autenticidade do vídeo logo após as imagens circularem pelo WhatsApp. Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários de Pernambuco (Sindasp-PE), a festa das presas foi no dia 31 de dezembro, em comemoração à virada do ano.

Leia mais:
Jovens são presos após torturarem deficiente mental e transmitirem agressões ao vivo por rede social
Detento que fugiu do presídio de Manaus posta foto em rede social
VÍDEO: sem vagas no Central, presos dividem celas do Deic com detentos doentes

Em menos de dois minutos, é possível ver as detentas divertindo-se nos corredores do presídio e dentro das celas, ingerindo uma substância parecida com a cocaína e exibindo cigarros que se assemelham à maconha, tudo isso enquanto seguram copos de plástico e ouvem música.

Em certo momento, uma delas chama a festa de "Bonde do Prato", uma possível referência ao utensílio doméstico onde a cocaína era servida. Logo em seguida, uma colega aspira a droga e passa o prato de vidro para outra.

Em entrevista ao G1, o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, disse que a festa não foi de reveillon, mas de aniversário de uma das detentas, e que as envolvidas já foram punidas. Um inquérito administrativo também foi aberto para apurar as circunstâncias da festa.

– Isso é afrontoso. Nove presas foram identificadas por consumo de drogas, estão em celas de disciplina e vão responder a inquérito administrativo – informou.

Ainda de acordo com o G1, a Colônia Penal Feminina do Recife enfrenta problemas de superlotação. Cerca de 700 mulheres vivem na instituição, que tem capacidade para 200 detentas.

Leia outras notícias



MAIS SOBRE

Últimas Notícias