Notícias



Seu Problema é Nosso

Falta de manutenção em rua de Viamão obriga moradora a tapar buracos para conseguir sair de casa

O carro de Maria Helena já caiu em um buraco de 1,60m de profundidade e, mesmo assim, prefeitura não consertou a rua

20/02/2017 - 08h20min

Atualizada em: 20/02/2017 - 08h21min


Por duas vezes, a dona de casa Maria Helena Martins Pereira, 54 anos, teve que pegar uma enxada, recolher terra e cascalhos e cobrir os buracos em frente ao seu portão para conseguir tirar o carro da garagem. Moradora há 32 anos da Rua Jaguaruna, no Bairro Parque Índio Jari, em Viamão, ela diz que a via está abandonada e não recebe manutenção da prefeitura há dois anos.

Os 600m da rua estão cheios de buracos, mato e pontos com vazamento de esgoto que, além da sujeira, exalam mau cheiro.

Leia mais notícias da seção Seu Problema é Nosso!

No ano passado, o carro dela caiu em um buraco de 1,60m de profundidade. O conserto custou R$ 400. Em maio, Maria Helena abriu um processo no município – não para pedir ressarcimento e, sim, para cobrar a manutenção da via.

– Fiz um pedido de patrolamento da rua, corte da grama e desentupimento dos bueiros. Deixei de lado a questão do dinheiro que gastei para consertar meu carro e, mesmo assim, apenas recebi a informação de que o caso foi encaminhado para o diretor geral da Secretaria de Obras. Nunca recebi retorno – desabafa.

Quando chove, a situação piora. A rua de chão batido se transforma em lamaçal, segundo a moradora. Quem sai para trabalhar cedo é obrigado a colocar sacolas plásticas nos pés no trajeto até a parada de ônibus.

Pedir um táxi é uma luta, conforme Maria Helena. A moradora diz que muitos motoristas se negam a buscar ou levar o passageiro quando descobrem que o destino é a Rua Jaguaruna.

Ela paga IPTU e, mesmo assim, não conta com um bom serviço de esgoto. São constantes os vazamentos.

– A rua já está afinando de tanto mato, a buraqueira dificulta muito o trânsito, e o esgoto, nem se fala. Pago todos os meus impostos em dia, vejo consertos serem feitos em ruas próximas daqui, e nada na minha. É um absurdo eu ter que pegar uma enxada e tapar os buracos para poder sair de casa. Essa responsabilidade é da prefeitura – indigna-se Maria Helena.

Leia mais
Após limpeza, comunidade cerca terreno em Porto Alegre para evitar que ele se torne lixão novamente
Falta de vaga no transporte social pode fazer Luis Henrique perder tratamento de fisioterapia na AACD
Comunidade de Porto Alegre luta há um ano para prefeitura consertar rede de esgoto e asfalto quebrado

Não há prazo para consertos

A prefeitura contesta o que diz a moradora Maria Helena sobre a Rua Jaguaruna estar sem manutenção há dois anos. Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp), o Bairro Parque Índio Jari recebeu patrolamento em todas as ruas pelo menos duas vezes em 2016. Uma vistoria foi realizada no dia 17 de fevereiro, na qual foi constatada a necessidade de patrolar a via e roçar alguns pontos.

Técnicos do município disseram, ainda, que será necessário construir duas caixas de esgoto na rua. De acordo com a secretaria, todos os serviços estão em um cronograma e serão priorizados. Entretanto, quando questionada sobre o prazo para realização das obras, a prefeitura não informou uma data.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias