Manoel Soares ensina como reconhecer as verdades escondidas - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Papo Reto18/02/2017 | 09h00Atualizada em 18/02/2017 | 09h00

Manoel Soares ensina como reconhecer as verdades escondidas

Colunista diz que a verdadeira opinião vem de movimentos involuntários

Manoel Soares ensina como reconhecer as verdades escondidas  /
Foto: /

As pessoas pensam que repórter tem que saber falar bem. Porém, na verdade, é o inverso: repórter tem que saber ouvir bem. Eu, hoje, tento ser um bom ouvinte, o que não é ouvir uma pessoa por horas sem interromper. Ser um bom ouvinte é, em alguns minutos de conversa, saber onde está a dor, verdade, mentira, segredo ou qualquer outra informação perdida naquilo que a boca não diz.

Leia outras colunas do Manoel Soares

Uma das lições que esses 15 anos com microfone na mão me ensinou é que o corpo todo fala, mas só a boca mente. Quando converso com alguém ouço seus olhos, suas mãos, ombros até a velocidade com a qual engole a saliva. Tudo tem um porquê, e quando deciframos esses códigos interagimos melhor com o mundo.

Confesso que já usei esse conhecimento para desmascarar mentirosos ou beijar a boca de meninas, mas passei dessa fase. Hoje, uso o que aprendi no exercício de minha profissão e para a minha vida pessoal não entrar em roubadas.

Algumas dicas

Se você ficou curioso, aqui vão algumas dicas: a verdadeira opinião de alguém vem de movimentos involuntários, por exemplo quando a pessoa diz "sim" com a boca e "não" com a cabeça.

Quando éramos crianças e brincávamos de bonecos, ele sempre tinham a voz mais aguda. Geralmente, quem deixa a voz mais fina na hora de dizer algo está recorrendo ao campo da imaginação e, se precisa fazer isso, não tem certeza do que diz ou não é totalmente verdade.

Óbvio que essas dicas não são regras, são pontos a serem observados que em muitos momentos me ajudaram em reconhecer as verdades escondidas. Com quem aprendi tudo isso? Com minha mãe, ela sempre descobria minhas mentiras.


 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • alberineto

    alberineto

    Alberi NetoNada mais legal que conhecer o @giovanigrizotti e saber que ele admira o trabalho do Diário Gaúcho, onde eu tenho a felicidade de estar.há 1 horaRetweet
  • anapaula_2006

    anapaula_2006

    Ana Paula Fonsecahttps://t.co/aqQOV6S2KN via @diario_gauchohá 3 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros