Notícias



Papo Reto

Manoel Soares quer saber: quem é peso morto e quem é peso vivo?

Colunista faz reflexão importante: "50% de tudo que temos e somos é resultado de nossos atos"

18/03/2017 - 09h00min

Atualizada em: 18/03/2017 - 09h01min


Todos os que estão neste mundo têm peso. A questão é que uns são peso morto e outros, peso vivo. Manter na aba do chapéu uns espíritos de porco que colocam tudo o que fazemos no diminutivo é autossabotagem. Eles, geralmente, tiram a nossa luz, alegando que estão nos dando sombra. Assim, se alimentam do que temos de melhor.

Leia outras colunas do Manoel Soares

Quem faz isso, quase sempre, é alguém que amamos. Este amor nos faz pensar que abandonar peso morto é traição e, assim, ficamos reféns de quem só nos leva para o buraco. Um poeta libanês chamado Khalil Gibran disse: "A sabedoria das palavras é a sombra da sabedoria das ações".

Às vezes, temos que deixar que esses malucos que se arrastam como répteis se virem e batam cabeça. Ficamos preocupados se a pessoa vai ficar de beiço, mas, se realmente a amamos, temos que ajudar e estimular que ande com as próprias pernas. Corremos o risco de perder o carinho dessa pessoa por um momento? Sim. Por outro lado, vamos dar vida a esse peso na terra.

Não é obrigação

Agora, pensa comigo: se a figura acha que você é menos amigo porque não quer ser burro de carroça dele, será que o amigo ruim é você? A vida é muito curta para ficarmos com gente na paleta, assim como é curta para ficar na paleta dos outros. Uma verdade inconveniente é que 50% de tudo que temos e somos é resultado de nossos atos. A vida não é justa, e temos que exercitar a solidariedade. A linha que divide o solidário do otário é muito fina e, quando menos esperamos, ultrapassamos a linha sem saber. A frase do dia é: ajuda não é obrigação. Sendo assim, façamos os pesos mortos ganharem vida.



MAIS SOBRE

Últimas Notícias