O que muda com a alteração na entrega de medicamentos nas farmácias distritais de Porto Alegre - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Implantação de novo sistema09/03/2017 | 12h10Atualizada em 09/03/2017 | 12h49

O que muda com a alteração na entrega de medicamentos nas farmácias distritais de Porto Alegre

O sistema novo possui ferramentas que tornam o atendimento mais rápido. A primeira farmácia a modificar o serviço será a Navegantes, que está fechada hoje e reabre amanhã

O que muda com a alteração na entrega de medicamentos nas farmácias distritais de Porto Alegre Cristine Rochol/PMPA
Foto: Cristine Rochol / PMPA

A prefeitura de Porto Alegre anunciou nesta quinta-feira que vai modificar o sistema de entrega de medicamentos nas farmácias distritais. A mudança vai ajudar principalmente a agilizar o trabalho dos profissionais e, consequentemente, o atendimento aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

A primeira farmácia distrital a receber a reestruturação do serviço será a Navegantes, que fica na Avenida Presidente Roosevelt, no Bairro São Geraldo. Nesta quinta-feira, a unidade está fechada ao público para fazer o inventário, mas reabrirá na sexta-feira, dia 10, às 8h, quando será iniciada a fase de testes do novo sistema. Para quem precisa retirar remédios hoje, outras nove farmácias estão disponíveis (confira a lista abaixo). Para isso, serão solicitados cartão SUS, receita médica válida e documento de identidade.

Conforme a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), inicialmente, o atendimento poderá ficar mais lento, mas a tendência é de que ele seja otimizado. Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiane Leffa afirma que, como o trabalho dos profissionais ficará mais ágil, o mesmo vai acontecer com o atendimento ao público.

– Hoje, o atendente precisa preencher todos os dados do paciente no sistema para liberar a medicação. No sistema novo, ao digitar o número do cartão SUS, todas as informações sobre o paciente estarão disponíveis, sem precisar preencher nada. O próprio programa vai calcular a quantidade de medicação necessária de acordo com a dosagem indicada pelo médico, evitando que o paciente leve mais remédios do que o necessário. Também será possível evitar que moradores de outras cidades retirem medicamentos nas farmácias da Capital.

O trabalho será realizado gradualmente, até atualizar o sistema em todas as farmácias distritais da cidade. O cronograma destas mudanças ainda não foi disponibilizado. De acordo com Fabiane, com o tempo, a intenção é integrar o sistema das farmácias distritais às unidades de saúde, para que o mesmo processo ocorra quando os pacientes retirarem medicamentos quando são atendidos nos postos.

1) Farmácia Distrital de Saúde Sarandi
Avenida Baltazar de Oliveira Garcia, 744 – Bairro São Sebastião
Telefone: (51) 3368-6662

2) Farmácia Distrital de Saúde Camaquã
Rua Doutor João Pitta Pinheiro Filho, 176 – Bairro Camaquã
Telefone: (51) 3289-5611

3) Farmácia Distrital de Saúde Restinga
Rua Álvaro Difini, 520 – Bairro Restinga
Telefone: (51) 3289-5503

4) Farmácia Distrital de Saúde Vila dos Comerciários
Rua Professor Manoel Lobato, 151 - Bairro Santa Tereza
Telefone: (51) 3289-4123

5) Farmácia Distrital de Saúde Bom Jesus
Rua Bom Jesus, 410, Bairro Bom Jesus
Telefone: (51) 3289-5446

6) Farmácia Distrital de Saúde IAPI
Rua Três de Abril, 90, Bairro Passo d¿Areia
Telefone: (51) 3289-3427

7) Farmácia Distrital de Saúde Murialdo
Avenida Bento Gonçalves, 3722
Telefone: (51) 3354-5096

8) Farmácia Distrital de Saúde Santa Marta
Rua Capitão Montanha, 27 – Centro
Telefone: (51) 3224-1527

9) Farmácia Distrital de Saúde Farroupilha – GD CENTRO
Rua Jerônimo de Ornelas, 55 – Centro
Telefone: (51) 3289-2560

 

Vídeos recomendados para você

 
 
 
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros