Onde buscar os documentos que você precisa ter na mão na hora de acertar as contas com o Leão - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Imposto de Renda 201702/03/2017 | 04h00Atualizada em 02/03/2017 | 14h06

Onde buscar os documentos que você precisa ter na mão na hora de acertar as contas com o Leão

Prazo para entrega da declaração de Imposto de Renda deste ano começa nesta quinta-feira. Dica é não deixar tudo para a última hora. 

Onde buscar os documentos que você precisa ter na mão na hora de acertar as contas com o Leão Diorgenes Pandini/Agencia RBS
Foto: Diorgenes Pandini / Agencia RBS

O Carnaval já é passado e a hora de acertar as contas com o Leão do Imposto de Renda é o presente. É nesta quinta-feira a largada para a entrega da declaração 2017. 

Leia outras notícias sobre o Imposto de Renda 2017

Quem achar que tem todo o tempo do mundo para cumprir o dever com a Receita Federal pode cometer um erro fatal e cair na malha fina por inconsistência nas informações.

O prazo para o envio da declaração vai das 8h desta quinta até as 23h59min do dia 28 de abril. Uma facilidade deste ano que é os contribuintes precisarão baixar somente um programa no site da Receita Federal, não mais um para preencher a declaração e outro para enviar o documento. E quem tiver instalado o programa do ano passado só vai precisa atualizá-lo.

Leia mais:
Saiba como não perder dinheiro na restituição do Imposto de Renda

CPFs

Quem perder o prazo ou deixar de fazer a declaração está sujeito a multa entre R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido. O governo espera receber 28,3 milhões de declarações dentro do prazo.

– A novidade deste ano que merece atenção do contribuinte é a necessidade de CPF para dependentes a partir de 12 anos de idade. Então, os pais precisam ficar atentos para providenciar o documento. A Receita também está pedindo número de celular e e-mail, mas isso não é obrigatório – explica o diretor do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio Grande do Sul (Sescon/RS) Celio Levandoski.

Para o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota, o trabalhador não pode se afastar do que ele considera ser o documento-chave da declaração: o informe de rendimentos fornecido pelo empregador.

– É o principal documento para o trabalhador se acertar com a Receita. E as informações dele têm de estar exatamente iguais na declaração. Qualquer diferença vai implicar em retenção na malha fina – explica ele.

Período de entrega
– A declaração deve ser apresentada até as 23h59min do dia 28 de abril de 2017.

Internet
– O programa gerador da declaração - PGD IRPF/2017 - já está disponível para download na página da Receita Federal.


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • marinelson23

    marinelson23

    JacksonRT @O_Marcoss: @CaioantoniocS @dougRodriguesol @_demetryus_ @marinelson23 Padrão Fifa, vai chegar o dia q poa vai parar começo do ano por c…há 12 minutosRetweet
  • CaioantoniocS

    CaioantoniocS

    CardosoRT @O_Marcoss: @CaioantoniocS @dougRodriguesol @_demetryus_ @marinelson23 Padrão Fifa, vai chegar o dia q poa vai parar começo do ano por c…há 13 minutosRetweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros