Encare a crise



Encare a Crise

Ajuda bem-vinda: veja dicas de sites gratuitos que dão aquela força para organizar as finanças

Aplicativos e sites gratuitos facilitam a organização das contas do dia a dia 

10/04/2017 - 04h00min

Atualizada em: 10/04/2017 - 22h14min


Erik Farina
Erik Farina
Enviar E-mail

A trilha para escapar do risco de dívidas e gastanças exageradas pode estar na palma da mão ou na tela do computador. Uma variedade de aplicativos para smartphones e sites de controle financeiro possibilitam, gratuitamente, que se organize melhor receitas e gastos, cadastro das contas que terão de ser pagas e até que se selecione as melhores opções de investimentos para cada perfil de pessoa.

Leia outras matérias do Encare a Crise

Um deles, por exemplo, o Papelada, propõe-se a ser uma "caixa de e-mail" dos boletos, com a entrada automática das contas no aplicativo, centralizando todas obrigações. Quando chega perto do vencimento, o usuário recebe um alerta.

– Fizemos uma pesquisa que nos trouxe dois dados muito relevantes: 85% dos entrevistados afirmaram ter pago, pelo menos, uma conta em atraso nos últimos três meses, por não recebimento ou esquecimento, e 90% disseram que gostariam de receber alertas para evitar juros e multas – comenta o CEO do Papelada, Leonardo Moraes.

Leia mais
Consumidores usam criatividade para economizar na Páscoa
VÍDEO: como transformar uma costela em carne nobre

Não são apenas planilhas e tabelas que ajudam a reequilibrar as contas. Consultores financeiros e entidades educacionais oferecem um amplo leque de vídeos com dicas e noções básicas de economia doméstica. ZH selecionou cinco ferramentas úteis com versões gratuitas.

Cinco serviços gratuitos para ajudar você a cuidar do dinheiro

Papelada: funciona como uma "caixa de correios" eletrônica de contas, boletos, impostos, multas, mensalidades escolares, planos de saúde e o que mais o usuário desejar. Ao se cadastrar, a pessoa fornece o CPF e, automaticamente, o sistema adiciona à sua lista todas as contas de emissores parceiros. Para documentos recebidos em papel, há possibilidade de cadastro por foto que detecta o código de barras. Contas recebidas por e-mail também podem ser cadastradas. Disponível em aplicativos para sistemas IOS e Android e neste site.

Organizze: permite ao usuário categorizar todos os seus gastos em campos como lazer, alimentação, residência e combustível. Com gráficos simples, indica de onde vem e para onde vai o seu dinheiro. Na opção avançada (que é paga), é possível receber alertas referentes ao vencimento de contas e controle em tempo real dos gastos no cartão de crédito. Disponível em aplicativos para sistemas IOS e Android e neste site.

Renda Fixa: este é um serviço para quem quer começar a poupar. Permite a comparação entre diferentes tipos de investimentos em renda fixa em diversas corretoras. É possível organizar por valor, período de vencimento, tipos de investimentos e corretoras, podendo ser ordenados em sua pesquisa por taxa, vencimento, tipos de investimentos e corretoras. Disponível em aplicativos para sistemas IOs e Android e neste site.

Canal do Ensino – Educação Financeira: braço do Canal do Ensino dedicado a finanças pessoais, com 25 videoaulas gratuitas em formato de pequenas reportagens. Trata, por exemplo, da história do dinheiro, passando pelo papel dos bancos na economia, como fazer um projeto para aposentadoria, se é melhor pagar à vista ou a prazo e organização financeira pessoal. Disponível neste site.

Drops Inteligência Financeira: canal do consultor financeiro Gustavo Cerbasi com sugestões para enfrentar o endividamento, evitar desperdícios, conter o ímpeto da compra e investir com inteligência. Os vídeos costumam aliar a lógica financeira com a comportamental. Neles, Gustavo explica como alcançar a independência financeira, se é mais vantajoso alugar ou financiar um imóvel e como evitar que uma crise atrapalhe seu casamento, por exemplo. Disponível neste link do YouTube.


MAIS SOBRE

Últimas Notícias