Vida e Estilo



Troca de chocolates

Amigo-secreto é opção para economizar no presente de Páscoa

Tradicional brincadeira de final de ano vira alternativa para presentear sem exigir muito do bolso

10/04/2017 - 20h00min

Atualizada em: 10/04/2017 - 20h01min


Leandro Rodrigues
Leandro Rodrigues
Enviar E-mail

A expectativa impera desde o começo do mês no setor de contabilidade de uma imobiliária da Capital. E vai durar até o meio dia de amanhã, quando nove colegas, em um almoço especial, irão descobrir o seu amigo-secreto de Páscoa, o "amigo chocolate". Opção para gastar menos sem deixar ninguém sem presente no Natal, a brincadeira ganha espaço em um cenário de economia ainda em recessão e desemprego.

Mas a gente definiu um valor simbólico de R$ 10. Só comprar um bombom para cada um já sairia mais caro. É uma lembrança de Páscoa, mas a diversão é grande, criamos até um grupo no WhatsApp afirma a coordenadora de contabilidade, Aline Abreu, 38 anos.

Leia mais:
5 motivos para incluir o chocolate na dieta
Os ovos de Páscoa estão mais caros; veja dicas para economizar
Saiba como escolher o chocolate ideal para a data

Os nomes já foram tirados e, agora, a fase é de especulações sobre quem tirou quem. A xerife de tudo é a estagiária Giovana dos Santos, 18 anos.

Tivemos de fazer duas vezes porque a Aline tirou ela mesma. Agora, é só decidir onde será o almoço diz ela.

Levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) nas capitais brasileiras revela que 21% dos consumidores que presentearão alguém na Páscoa irão entrar na brincadeira. De acordo com os 1.034 entrevistados, o "amigo chocolate" será feito, principalmente, entre familiares (62%), amigos (42%) e colegas de trabalho (35%).

Segundo a Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), os empresários do setor projetam uma queda de 12% nas vendas ovos de chocolate em comparação com o ano passado. Ainda assim, a expectativa é vender 6,6 milhões de ovos de chocolate até o domingo.

Estimamos que nove em cada dez consumidores vão comprar seus chocolates para a Páscoa em lojas de supermercados no Estado. Quanto aos preços, o valor médio dos produtos típicos de Páscoa está 8,5% superior ao ano passado afirma o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo.

Para o Instituto Brasileiro da Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV/IBRE), a cesta de Páscoa teve aumento de 0,36% em comparação com o ano passado, bem abaixo da inflação acumulada entre abril de 2016 e março deste ano, que foi de 4,55%.

A pesquisa de preço é um importante instrumento para quem quer economizar. Como os valores dos ovos, geralmente, variam bastante de um estabelecimento para o outro ou entre marcas, é fundamental reservar um tempo para procurar as melhores condições, inclusive usando a internet a seu favor orienta a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.

Saiba fazer o "amigo chocolate"

XERIFE
/// Para funcionar, é preciso haver um (a) xerife. É quem vai mobilizar a família ou o grupo de amigos para a brincadeira.
/// É possível que para esse responsável a brincadeira não seja tão secreta. Por causa da tarefa, pode acabar sabendo quem tirou quem.
/// É preciso saber se todos gostam ou podem comer chocolate.

BOM PARA TODOS
/// Se a ideia é fazer todos economizarem, é importante deixar muito bem claro o valor do chocolate.
/// Cuidado ao definir "teto" ou valor mínimo, isso permite uma variação grande de valor.

PARTICIPANTES
/// Defina uma data limite para os interessados se manifestarem.
/// Ao fazer os papéis com os nomes dos participantes, verifique se não esqueceu ninguém ou se há nome duplicado.

SORTEIO
/// Na hora do sorteio, só pode trocar o papel a pessoa que tirar a si mesma.
/// O responsável pelo amigo-secreto tem de fiscalizar isso.
/// Em casos excepcionais, esse xerife pode ter de sortear o nome para um participantes e ligar dizendo para quem deve comprar o presente.

ENTREGA
/// A tradição recomenda que dicas engraçadas sejam reveladas ao grupo para que alguém tente adivinhar quem é o presenteado.
/// Cuidado para não ser rápido demais nem tão demorado que canse a turma.
/// Quem não puder ir precisa mandar o presente. O organizador, nesse caso, entregará ao sorteado.




MAIS SOBRE

Últimas Notícias