Demora para fazer exame adia cirurgia para morador de São Leopoldo - Notícias - No Diário Gaúcho você encontra notícias do RS, informações de utilidade pública, muito entretenimento, além de conteúdos esportivos e jornalismo policial.

Versão mobile

Seu Problema é Nosso26/04/2017 | 15h51Atualizada em 26/04/2017 | 15h52

Demora para fazer exame adia cirurgia para morador de São Leopoldo

Vítima de um acidente de trabalho em 2011, Dilson Alves convive com as sequelas da fatalidade e a falta de vagas para atendimento no Sus

Demora para fazer exame adia cirurgia para morador de São Leopoldo Arquivo Pessoal / Leitor/DG/Leitor/DG
Dilson precisa usar muletas para caminhar Foto: Arquivo Pessoal / Leitor/DG / Leitor/DG

O montador desempregado Dilson Alves Soares, 56 anos, sofre até hoje com as consequências de um acidente de trabalho ocorrido em 2011. Atualmente, o morador do Centro de São Leopoldo necessita de uma cirurgia para retirada de uma hérnia que surgiu em seu abdômen após o problema. 

Sua esposa, a cuidadora Maria Iraci Ferreira, 56 anos, não sabe mais onde buscar ajuda para o marido. Segundo ela, para a realização da cirurgia, Dilson deve antes fazer um eletrocardiograma. Depois, o cardiologista fornecerá um laudo que será encaminhado para o Centro Médico Capilé, onde Dilson se trata. Em seguida, um pedido para realização da cirurgia será enviado à Secretaria de Saúde do munícipio, para que então o procedimento seja agendado. Mas nada disso é viável se não for realizado o eletro. 

Leia mais
Menina precisa de sonda especial para se alimentar e seguir na fisioterapia
Morador vítima de AVC sofre com falta de remédios na rede pública de Canoas
Moradores da região das Ilhas protestam por falta de transporte escolar

— Já busquei ajuda na prefeitura, na secretaria e na central de agendamento de consultas. Mas só sabem me dizer que não há vaga para fazer o exame, que o Sus não tem mais fichas — explica Maria Iraci. 

A cuidadora foi informada, durante uma das tentativas de agendamento, de que o procedimento não poderia ser agendado por falta de repasses da prefeitura de São Leopoldo à instituição Cardiologia e Imagenologia Médica ( Cime), responsável pelos exames. 

Acidente

Em 2011, enquanto trabalhava como montador em trilhos de trem, Dilson teve a perna direita pressionada por uma máquina que pesava cerca de oito toneladas. Com o acidente, a circulação de sangue no membro ficou comprometida, e o quadro piorou com o tempo. 

Hoje, Dilson tem apenas 30% de irrigação sanguínea no lado direito do corpo e sofre com problemas cardíacos, como a angina. Em 2014, a família já havia buscado o Diário Gaúcho. 

Na época, o montador precisava passar por um cateterismo para desobstruir algumas veias e artérias. A cirurgia não foi feita sob a justificativa de que representaria um risco para a vida dele. 

Prefeitura está mudando prestador de serviços de saúde

O secretário de saúde de São Leopoldo, Fábio Bernardo, explicou que não há falta de repasses para o Cime. A instituição ocupava um espaço no Hospital Centenário e realizava alguns exames, mas o contrato foi encerrado. 

Agora, a prefeitura irá contar com um novo prestador de serviços para realização desses procedimentos, a empresa de gestão em saúde W Sinos. A expectativa é de que os agendamentos sejam regularizados entre esta e a próxima semana. 

Não há um prazo para a realização do eletrocardiograma de Dilson. A orientação é que, com a reabertura dos agendamentos, ele procure a unidade médica do seu bairro para marcar o exame. 

Em busca de uma melhora no atendimento por especialistas, o secretário de saúde informou ainda que serão contratados mais três cardiologistas para reforçar o Centro Médico Capilé, onde Dilson recebe seus cuidados. Atualmente, apenas um especialista atua no local. 

Leia mais notícias da sessão Seu Problema é Nosso 


 

Vídeos recomendados para você

 
 
 

Siga o Diário Gaúcho no Twitter

  • Anaamvs_Sanches

    Anaamvs_Sanches

    Ana Maria SanchesNão Vote na esquerda @diarioonline @DiarioPE @diario_gaucho @dconline @tribunadonorte @atribunasantos @tribunaceara… https://t.co/Gl84UJxDHhhá 2 horas Retweet
  • berrysroden

    berrysroden

    ana 6@aIishagirl pôster do diário gaúcho é o melhor, meu irmão tem vários socorrohá 2 horas Retweet
Diário Gaúcho
Busca
clicRBS
Nova busca - outros